22/10/2018 - 13h52

Programa Amigo Universitário abre vagas para acolher colegas internacionais

Inscrições para estudantes da PUCRS estão abertas até o dia 9 de novembro

Programa Amigo Voluntário

Larissa Lunge com alguns dos alunos internacionais do primeiro semestre de 2018 / Foto: Arquivo Pessoal

Exercitar um segundo idioma, conhecer mais sobre outras culturas e fazer novos amigos são apenas alguns dos benefícios de ser um voluntário no Programa Amigo Universitário. A iniciativa, realizada pela Mobilidade Acadêmica, visa aproximar alunos PUCRS e estudantes estrangeiros que chegam à Universidade, contribuindo para o processo de adaptação sociocultural e integração acadêmica. Estudantes interessados em participar do programa no primeiro semestre de 2019 têm até o dia 9 de novembro para entregar o formulário de inscrição preenchido e o comprovante de matrícula na Assessoria de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110 – térreo). As vagas são limitadas. Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na Assessoria.

Aprendizado mútuo

Para Jéssica Rodrigues, estudante do curso de Psicologia, o programa permite a internacionalização sem sair do próprio País. “Através dele, descobri diferentes culturas e costumes. É incrível poder ver como a nacionalidade de alguém pode mudar a maneira de ser e estar no mundo. E tudo isso ocorre de maneira mútua, pois também mostramos como é ser brasileiro e alguns até voltam para casa mais ‘brasileiros’ ou, até mesmo, gaúchos”, comemora.

Atribuições dos Amigos Universitários

As tarefas dos Amigos Universitários vão desde o apoio e acompanhamento para solicitação da documentação necessária, tais como o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), na Polícia Federal, e Certificado de Pessoa Física (CPF), na Receita Federal, até orientação sobre a cidade e a Universidade. Os participantes do programa são encorajados a levar os alunos internacionais para conhecer a cidade, falar sobre questões culturais e apoiar os estudantes durante sua estadia em Porto Alegre, ensinando-lhe as peculiaridades da vida cotidiana.

Apoio transformado em amizade

Julia Susin, acadêmica de Direito, conta que a participação vai muito além das atribuições básicas de mostrar o Campus ou responder dúvidas. “Logo no primeiro dia em que conheci os outros amigos universitários e os alunos internacionais, percebi que ali iria encontrar pessoas muito queridas com as quais eu poderia facilmente conviver e fazer amizades que, apesar da distância inevitável entre nós, não são desfeitas facilmente”, adiciona.

A experiência na Inglaterra foi o que incentivou a estudante de Publicidade e Propaganda, Larissa Zoratto Lunge, a participar do programa. Na sua universidade de destino, ela sentiu falta de um apoio mais direto de alunos e, por isso, viu a oportunidade de participar como uma forma de contribuir para a experiência de intercâmbio dos alunos internacionais.

Como participar

O formulário de inscrição está disponível neste link. Na página, também estão as orientações e o termo de voluntariado. Em caso de dúvidas, os interessados fazer contato pelo o e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente, na Assessoria de Cooperação Internacional.