30/11/2018 - 14h38

Professores da Universidade de Haifa palestram na PUCRS

Israelenses foram convidados pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães

Professor Alexandre Guilherme (à dir.) com os visitantes da Universidade de Haifa. Foto: Thais Gonçalves

Na última semana, os professores Eli Salzberger e Fannia Oz-Salzberger, da Universidade de Haifa, de Israel, estiveram em visita na PUCRS para participar da II Jornada Anual do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), na Escola de Direito. Os visitantes fazem parte da Haifa Centre for German and European Studies (HCGES), considerado um “irmão” do CDEA, sediado pela PUCRS em parceria com a UFGRS e financiado pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), sob direção de Claudia Lima Marques e Draiton Gonzaga de Souza.

Eli Salzberger, professor de Direito e ex-decano da universidade, apresentou a palestra intitulada The surprising history of the legal institutions in Israel who became the guardians of Liberal Democracy. Já Fania Oz-Salberger, professora de história e escritora, falou sobre a Isaiah Berlin’s Political Philosophy: Moderate Nationhood versus Fanatical Nationalism. O seminário foi organizado pelo decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza, pelo coordenador de pós-graduação da Escola de Direito, Ingo Sarlet e pelo professor Alexandre Guilherme.

Os visitantes também foram recepcionados na Assessoria de Cooperação Internacional, onde também puderam conhecer um pouco mais sobre a PUCRS. Para o professor Alex Guilherme, que esteve na Universidade de Haifa em 2017, receber os visitantes foi uma forma de conectar-se ainda mais com os outros centros do DAAD e prospectar novas cooperações.

“Iniciativas como essa estabelecem conexões com instituições de ponta, como a Universidade de Haifa.  Além disso, os professores que estiveram conosco são acadêmicos reconhecidos em suas áreas, professores visitantes em várias instituições consagradas ao redor do mundo, o que nos permitiu uma troca de conhecimentos muito rica”, adicionou Guilherme. Para 2019, novos trabalhos devem ser desenvolvidos em parceria entre a PUCRS e a universidade israelense.