02/06/2021 - 09h33

Professores da PUCRS atuam no exterior pelo PUCRS-PrInt

Osmar Tomaz de Souza e Ângelo Brandelli estão atuando como professores visitantes na França e na Itália

Professor Osmar Tomaz de Souza está na França pelo PUCRS-PrInt / Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Negócios Osmar Tomaz de Souza e o professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Ângelo Brandelli Costa estão atuando como professores visitantes em instituições parceiras da PUCRS no exterior através do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt).

Economia do desenvolvimento em foco

Souza está no Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), na França, participando de atividades de pesquisa em colaboração com diversos pesquisadores, especialmente o Prof. Jean Paul Billaud, pesquisador emérito do CNRS.

“Minha base de trabalho é na Université de Paris Nanterre, mais precisamente no LADYSS (Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces), que é uma referência internacional em pesquisas e produção intelectual ligada aos estudos do desenvolvimento rural, do meio ambiente e de políticas de desenvolvimento”, comenta. O LADYSS é uma estrutura de Ensino e pesquisa onde estão lotados 66 membros estatutários, de diferentes áreas, oriundos de quatro universidades de Paris e do CNRS. Além destes, conta com mais de 50 membros associados, que consistem em pesquisadores de diversos países.

O Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento mantém parceria com o LADYSS/CNRS desde 2013, quando Prof. Souza realizou estágio pós-doutoral na instituição. Mobilidade de docentes entre as duas instituições, coorientações e publicações em conjunto tem acontecido desde então. Prof. Souza integra o projeto de cooperação Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental, vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.

Colaboração na área da Psicologia

Professor Ângelo Brandelli está na Itália / Foto: Arquivo pessoal

Já o Prof. Ângelo Brandelli, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, está na Università Degli Studi di Roma “La Sapienza”, na Itália. A pesquisa em andamento no exterior tem por objetivo a finalização da escrita de dois artigos com dados já coletados sobre as barreiras no acesso à saúde, motivadas pela discriminação por orientação sexual.

“O primeiro artigo já está em fase avançada e deve ser enviado em breve para publicação. Além disso, meu segundo objetivo era o de adaptar o projeto para outras populações a fim de ser enviado para editais internacionais. No período já realizei seminários de apresentação dos meus projetos desenvolvidos na PUCRS e pretendo ministrar duas disciplinas curricularizadas, de forma concentrada, sobre metodologia de pesquisa, e psicologia do preconceito, até o final do estágio no exterior”, conta o professor.

Brandelli conta que a Faculdade de Psicologia da Universidade de Roma manifestou interesse em firmar um acordo de dupla-titulação com a graduação e pós-graduação em Psicologia na PUCRS. O pesquisador colabora com o projeto de cooperação Avanços no desenvolvimento de fármacos, diagnóstico e epidemiologia de doenças negligenciadas, vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.