22/03/2019 - 09h12

Professores alemães discutem populismo e democracia

Evento foi promovido pelo Centro de Europeus e Alemães no auditório do Prédio 9

2019_03_21_Palestra_CDEA_(mariana_haupenthal)_3

Professor Wolfgang Merkel da Humboldt-University Berlin. Foto: Mariana Haupenthal

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) promoveu a conferência intitulada Populismo como desafio para a democracia, com a presença do professor de ciência política na Princeton University (EUA) Jan-Werner Müller e o cientista político Wolfgang Merkel, da WZB Berlin Social Science Center e Humboldt-University Berlin. Os convidados debateram sobre o futuro da democracia e do Estado de Direito no auditório do Prédio 9.

O encontro também contou com a presença do representante da Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, Michael Westland. As palestras tiveram a mediação do decano da Escola de Humanidades e vice-diretor do CDEA, Draiton Gonzaga e do professor Hermílio dos Santos.

2019_03_21_Palestra_CDEA_(mariana_haupenthal)_2

Jan-Werner Müller é professor na Princeton University. Foto: Mariana Haupenthal

Na ocasião, os convidados abordaram o conceito do populismo e como a tendência tem aparecido em diferentes países ao redor do mundo. O evento, que teve apoio do Ministério das Relações Exteriores da República da Alemanha através do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), faz parte do Fórum de Democracia Europa-Brasil, promovido pela Embaixada da República Federal da Alemanha. Além do encontro em Porto Alegre, houveram encontros em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ao longo do mês de março.