07/01/2020 - 17h19

Professora do PPG de Psicologia realiza missão de trabalho na Espanha

Projetos desenvolvidos visam detectar possíveis comprometimentos cognitivos em idosos

2020_01_07_tatiana_irigaray_print

Foto: Arquivo pessoal

Durante a 2nd International Week for Teaching Staff, na Espanha, a professora do Programa de Pós-Graduação (PPG) de Pscicologia, Tatiana Quarti Irigaray promoveu a expansão da parceria com a Universidad Católica de Valencia San Vicente Màrtir (UCV), já existente desde 2013. Carmen Moret Tatay, docente da UCV e nova credenciada da PUCRS, foi quem coordenou a atividade com mais de 120 estudantes e 20 professores de diferentes universidades da República Checa, Grécia, Hungria, Irlanda, Lituânia, Polônia, Romênia, Turquia e Espanha e outras. Tatiana colabora com o projeto de cooperação Estudo da neuropsicologia do envelhecimento e de mecanismos moleculares relacionados às doenças neurodegenerativas nos idosos, coordenado pela professora Carla Schwanke.

No âmbito da colaboração entre PUCRS, UCV e College Cork  foram desenvolvidos projetos de pesquisa, com objetivo de descobrir novas formas de detectar precocemente possíveis comprometimentos cognitivos em idosos. O projeto está em fase de coleta de dados e deve ter continuidade em colaboração mútua das Universidades.

A professora Carmen passou 15 dias como professora visitante na PUCRS, em dezembro, e ministrou uma disciplina, deu palestras e participou de reuniões com o grupo de pesquisa. Outros pesquisadores da UCV manifestaram interesse em participarem como professores convidados na PUCRS e estabelecer parcerias de estudo.

Produções acadêmicas

2020_01_07_tatiana_irigaray_print2

Foto: Arquivo pessoal

Além de conhecer as estruturas da Instituição, foi discutida a possibilidade de realizar intercâmbios acadêmicos entre alunos da PUCRS e da UCV, orientados pela professora Tatiana, para realização de doutorado sanduíche, com dupla titulação.

Também foram finalizados artigos científicos em coautoria para periódicos internacionais, e apresentadas vários pesquisadores da UCV interessados em realizar parcerias e conhecer a PUCRS. Já existem mais de dez outros artigos frutos dessa parceria, dois aceitos para publicação, e inúmeros capítulos de livros.