30/05/2019 - 14h31

Professor do PPG de História participa de missão nos Estados Unidos

Luciano de Abreu participou de atividades na Catholic University of America

2019_05_30_luciano_abreu_uca_print

Luciano de Abreu na Catholic University of America (CUA). Fotos: Arquivo pessoal

O professor do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS e editor-chefe da EDIPUCRS, Luciano de Abreu, esteve em missão no mês de maio na Catholic University of America (CUA), nos Estados Unidos. Abreu está vinculado ao projeto de cooperação Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental, sob coordenação da professora Edimara Luciano, dentro do tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e sociedade.

Entre os objetivos da missão esteve o aprofundamento dos laços ainda incipientes de parceria em pesquisa com professores e investigadores da CUA. Também buscou-se consolidar uma rede entre pesquisadores brasileiros e norte-americanos sobre a temática do corporativismo associado ao desenvolvimento econômico e suas possíveis influências doutrinárias do catolicismo social.

2019_05_30_luciano_abreu_uca_print3Durante o período no exterior, Abreu teve a oportunidade de pesquisar nos arquivos do Pe. John A. Ryan, economista e professor da CUA na primeira metade do século XX, com importantes trabalhos sobre a questão social do trabalho e com alguma influência sobre os princípios gerais adotados pelo New Deal de Franklin Roosvelt. Além disso, participou de reuniões de trabalho com decanos e pró-reitores da instituição norte-americana membros da equipe de pesquisa e diretor da CUA Press, alinhando possíveis parcerias entre as duas instituições.

Para Abreu, a missão foi de grande relevância, a começar pelo caráter católico e pontifício de ambas as instituições.    “Para além disso, há diversas áreas de interesse comum entre PUCRS e CUA, tais como história, ciência política, sociologia, teologia, filosofia e ciências da saúde”, adiciona o docente. A partir da visita à instituição está prevista a continuação dos projetos de pesquisa com a professora Nathália Henrich, diretora da The Oliveira Lima Library e docente na CUA.