14/06/2019 - 08h52

Professor da PUCRS recebe título de embaixador de universidade alemã

Roberto Pich fará a ponte entre Universidade de Bonn, PUCRS e instituições de pesquisa no Brasil

2019_06_14_roberto_pich_universidade_de_bonn(Volker_Lannert)

Da esquerda para direita: professores Koichiro Agata, Roberto Hofmeister Pich, Tiegist Abebe e o reitor da Universidade de Bonn, Michael Hoch. Foto: Volker Lannert/Uni Bonn

O professor Roberto Hofmeister Pich, da Escola de Humanidades, recebeu o título de embaixador da Universidade de Bonn, na Alemanha. Esta foi a primeira vez que a reitoria concedeu a distinção, por iniciativa do seu Departamento de Assuntos Internacionais. O pano de fundo para a honraria é o vínculo acadêmico de Pich com a instituição, onde realizou seu doutorado, concluído em 2001, além de diversos estágios de pós-doutorado. O docente mantém projetos de cooperação acadêmica.

Como embaixador, Pich deve divulgar a excelência da Universidade de Bonn no Brasil, fazendo uma ponte com a PUCRS e com instituições de pesquisa no País. “Especialmente no Brasil sou convidado e desafiado a fazer todas as mediações que estão ao meu alcance para que canais de acesso entre estudantes, pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa sejam criados com aquela universidade alemã. No mesmo passo, prontifico-me a auxiliar nas visitas e nas mediações que a Universidade de Bonn procura fazer com o meu País”, afirma.

A distinção foi concedida em sessão solene com o reitor da Universidade de Bonn, Michael Hoch, no início do ano, junto aos professores Koichiro Agata (Japão) e Tiegist Abebeum (Etiópia). Pich foi o único docente da área de Humanidades. “Nos próximos anos a intituição quer criar uma pequena e seleta rede de embaixadores, representando países de todos os continentes. O título é concedido inicialmente por um período de três anos, podendo ser renovado posteriormente”, comenta.

Relação duradoura

A relação de Pich com a Universidade de Bonn iniciou 1997, quando deu início aos estudos de doutoramento na área da Filosofia Medieval, sob a orientação do professor Ludger Honnefelder – que foi agraciado pela PUCRS, em outubro de 2017, com o título de Doutor Honoris Causa. Após concluir seus estudos, Pich permaneceu vinculado à instituição alemã por meio de projetos de cooperação acadêmica. “Nesses anos, muitos projetos, muitas visitas e muitos eventos acadêmicos ocorreram, levando-me a Bonn e trazendo professores e pesquisadores de Bonn para Porto Alegre, com diversos resultados na forma de publicações. Em três ocasiões, realizei estágios de pós-doutorado. Em 2010, já havia oferecido uma disciplina sobre filosofia medieval na universidade alemã, além de, em diversas ocasiões, contribuir com palestras nas disciplinas de colegas da Faculdade de Filosofia”, recorda.

Após receber a distinção da Cátedra CAPES/Universidade de Bonn, para a qual submeteu projeto sobre filosofia da escravidão, lecionou uma disciplina em língua alemã sobre teorias de domínio, escravidão e restituição na história da filosofia latino-americana. Entre 2019 e 2020, Pich deve cumprir a segunda etapa da cátedra, trabalhando em vínculo estreito com professor Stephan Conermann, no âmbito de um dois seis clusters de excelência que a Universidade de Bonn conquistou nos anos recentes. Pich também planeja dedicar-se a plataformas de pesquisa para o futuro, bem como programas pós-doutorais conjuntos, criação de um programa internacional de mestrado e doutorado e uma rede internacional de pesquisa.

Parcerias com a PUCRS

Foto: Divulgação

A PUCRS possui acordos institucionais de parceria e colaboração com a Universidade de Bonn. Há diversos professores da instituição alemã que são cooperadores e pessoas de referências em projetos do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) e mais recentemente do CAPES-PrInt.

“Talvez seja, hoje, a universidade alemã que mais estreitamente colabora conosco, e os vínculos tendem a aumentar, devido aos selos de excelência que a Universidade de Bonn vem conquistando em áreas tão distintas como filosofia, história, imunologia, matemática pura, computação quântica, sustentabilidade, mercados e políticas públicas e climatologia e agronomia”, avalia Pich. Em especial nas humanidades (filosofia, teologia e história) e na área do direito, diversos professores pesquisadores da PUCRS já criaram, nos últimos anos, plataformas de pesquisa com docentes da Universidade de Bonn, com fomentos oriundos de instituições brasileiras e alemãs.

“Desejo firmemente, como professor pesquisador, manter os dois vínculos que mais prezo como profissional: com a PUCRS e com a Universidade de Bonn. Com o título que recebi, algo muda para melhor: relações ainda mais intensas com o espaço de estudos e fomentos da universidade alemã”, conclui.