23/01/2019 - 09h17

Professor da PUCRS é único da América Latina no International Teachers Program 2019

André Duhá participa de formação voltada a docentes de escolas de negócios de todo o mundo

2019_01_21-andre_duha-itp3

Foto: Arquivo pessoal

O professor e coordenador dos MBAs e especializações da Escola de Negócios André Duhá esteve na London Business School para participar de uma imersão de 10 dias como parte do International Teachers Program (ITP). Promovido por um conjunto de universidades renomadas, o curso é voltado ao desenvolvimento de professores de escolas de negócios e reúne 39 profissionais de diferentes áreas, como economia, finanças, gestão e comportamento organizacional. Os participantes representam universidades 17 países, como China, Turquia, França, Inglaterra e Suécia. Duhá o único professor da América Latina na edição de 2019. O outro brasileiro a integrar o grupo é professor pesquisador de uma instituição holandesa.

Segundo Duhá, a imersão foi bastante ativa, do tipo “learning by doing”. Ele ressaltou a qualidade dos palestrantes, dos workshops e das atividades. “Além de discutirmos princípios, métodos e estratégias de ensino-aprendizagem, nós vivenciamos grande parte do que foi discutido nas aulas e nas oficinas”, revela.

No espaço Teaching Labs, Duhá teve a oportunidade de ministrar uma aula sobre Liderança, utilizando os métodos e técnicas que estavam sendo apresentadas no programa, recebendo o feedback de colegas, professores e mentores. “Também elaborei, com o apoio de um coach, um plano de aplicação para ser utilizado em uma das minhas disciplinas no próximo semestre na PUCRS. O mesmo coach me acompanhará durante a aplicação do plano nos próximos meses”, conta.

Dentre os principais assuntos que foram trabalhados ao longo do programa estão learning styles, drivers of effective learning, fantastic lectures, inductive teaching, case method teaching, active learning for technical subjects, classroom culture e technology’s role in traditional courses. “Além das atividades conduzidas pelos professores participantes, nós tivemos uma tarde inteira com a companhia de teatro de Londres, aprendendo sobre corpo, voz e presença em sala de aula”.

ITP

2019_01_21-andre_duha-itp2

Foto: ITP

O curso é realizado em diferentes etapas e teve início há cerca de dois meses com atividades online. Durante a imersão presencial, em 2019 realizada em Londres, os participantes discutem metodologias de ensino e se preparam para colocar em prática as propostas de aplicação de ensino nas suas universidades. Duhá vai colocar seu projeto em prática na disciplina Desafio da liderança. “Levarei essa disciplina para o prédio 15, dentro da proposta de metodologias inovadoras de ensino”, diz. Em junho, um novo encontro presencial será realizado na London Business School.

A grande interação gerada entre os participantes possibilitou uma profunda troca de experiências, de práticas e de informações sobre suas universidades de origem. “Várias oportunidades de trocas de experiências, casos e materiais foram identificadas”, indica Duhá.

Parceria PUCRS e Associação Columbus

A estreita parceria que PUCRS mantém com a Associação Columbus, da qual é membro, possibilitou a participação professor Duha no ITP por meio de indicação para uma bolsa. “A Assessoria de Cooperação Internacional vislumbrou a chance de ter um representante da Universidade no International Teachers Program, visto que este apoia as escolas de negócios no mundo inteiro que almejem promover um ensino de excelência. Essa iniciativa promove o desenvolvimento profissional e acadêmico do nosso professor. Divulgar e auxiliar no processo de candidatura de oportunidades internacionais para professores e alunos do Campus é uma das atribuições fundamentais da Assessoria, pois fomenta a visibilidade da instituição no exterior, a implementação de boas práticas institucionais e acadêmicas e a internacionalização do campus”, destaca a assessora-chefe, Heloísa Delgado.