25/11/2019 - 13h39

Gestora do PUCRS-PrInt esteve nos Estados Unidos e Canadá

2019_11_25_carla_bonan_missao_pucrs_print2

Foto: Arquivo pessoal

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Carla Bonan participou de uma missão pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) no final do mês de outubro. A gestora do PUCRS-PrInt esteve no Neuroscience 2019, em Chicago, nos Estados Unidos, e visitou instituições canadenses.

Em Chicago, Carla apresentou o trabalho intitulado Influence of Habituation and NMDA receptor antagonism on novel object recognition and object location tasks in zebrafish, associado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano. Neste estudo, foram estabelecidas duas tarefas de memória espacial em peixe-zebra, a fim de utilizar o modelo para estudos de doenças neurológicas que se caracterizam por apresentar déficits cognitivos.

“Além disso, o estudo contribuiu para a identificação de vias neuroquímicas e do impacto do estresse no processamento da memória.  Estes estudos também contribuem para o fortalecimento da área de Neurociências e Farmacologia Bioquímica e Molecular, a qual tem relação com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e o Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde”, comenta a pró-reitora.

Cooperação com o Canadá

2019_11_25_carla_bonan_missao_pucrs_print

Foto: Arquivo pessoal

Além do evento nos Estados Unidos, Carla Bonan visitou o laboratório do professor Robert Gerlai, da University of Toronto, no Canadá. Na ocasião, foram feitas reuniões para análise e discussão dos resultados que estão sendo obtidos no projeto desenvolvido em cooperação, que envolve o trabalho da aluna Debora Dreher Nabinger, do PPG em Biologia Celular e Molecular, em doutorado sanduíche na instituição desde setembro de 2019. Apoiada pelo PrInt

No Canadá, a gestor do PUCRS-PrInt também apresentou o seminário Purinergic signaling and its relation with models of neurological disorders in zebrafish para estudantes de graduação, pós-graduação, pós-doutorado e membros do Departamento de Psicologia. O encontro também possibilitou uma apresentação sobre o PUCRS-PrInt e possibilidades de apoio para o desenvolvimento de ações de internacionalização envolvendo as duas Universidades.

A pró-reitora também visitou a Ryerson University, onde debateu as oportunidades de internacionalização do projeto. Por fim, Carla passou pelo Princess Margaret Cancer Centre, da University Health Network, onde conheceu a estrutura do Latner Thoracic Surgery Research Laboratories.