26/12/2018 - 15h10

Práticas de internacionalização da PUCRS em evidência em Londres

Evento promovido pelo British Council discutiu possibilidades de cooperação entre Brasil e Reino Unido

2018_12_26_heloisa_delgado_londres

Foto: Arquivo pessoal

A convite do British Council, a assessora da Assessoria de Cooperação Internacional Heloísa Delgado esteve em Londres, no Reino Unido, para falar sobre as práticas de internacionalização da PUCRS e as possibilidades de cooperação com as instituições do Reino Unido. Realizado entre os dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2018, a representante da PUCRS participou da mesa de debate Challenges and Opportunities for UK Partnerships: Understanding the Brazilian Education sector under sector under CAPES-PrInt (Internationalisation) Programme.

A PUCRS foi a única instituição privada brasileira a participar do evento. Além da palestra feita sobre dados institucionais de internacionalização, incluindo o CAPES PrInt, o evento possibilitou a interação com universidades britânicas que desenvolvem pesquisas de ponta em diversas áreas (sustentabilidade, energias renováveis, educação). Dentre as aproximações, Heloísa destacou a University of Exeter, a Durham University, a Brunel University London, University of Birmingham e a rede Universities UK International.

2018_12_26_heloisa_delgado_londres_1

Foto: Arquivo pessoal

“A partir deste evento, iniciaremos um diálogo para a cooperação a partir de janeiro de 2019, tanto com as IES contatadas quanto com o Conselho Britânico, e colocaremos potenciais pesquisadores de ambos países em contato, para que projetos relevantes de pesquisa possam ser iniciados”, adiciona a assessora.

A parceria entre a PUCRS e o British Council já possibilitou outros projetos, além de fomentar a cooperação com outras instituições. Em 2017, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS), foi selecionado pelo British Council com financiamento do Newton Fund, um dos mais importantes fundos britânicos de financiamento e fomento de pesquisa e inovação do Reino Unido.