- Alunos (49)
- Professores (5)
Durante minha primeira fala com meu coordenador sobre Porto Alegre, ele mencionou que Rio Grande do Sul é terra gaúcha. Todos que já conheceram um gaúcho sabem que a maioria deles adora carne, normalmente confirmado pela tradição gauchesca do churrasco. Para a maioria dos norte-americanos, uma terra dedicada à carne é pensada como uma verdadeira maravilha. Mas, para mim, só havia um problema: há meses estou tentando ser vegetariano. Tentei me manter positivo, mas fiquei um tanto receoso enquanto esperava minha vinda ao Brasil.
A primeira vez que saí para comer, enquanto meus colegas decidiam onde íamos, eu fiquei apreensivo. Felizmente, decidimos comer na Ciao, uma pizzaria napolitana no Bom Fim. As pizzas Marguerita e Marinara são feitas em forno à lenha. Que maravilha! Posso afirmar que a minha primeira experiência gastronômica em Porto Alegre foi muito melhor que eu esperava.
Agora que já estou há alguns meses no Brasil, posso declarar que meu medo foi eliminado por completo. Na realidade, Porto Alegre tem uma grande variedade de opções veganas e vegetarianas. A maioria dos restaurantes têm pelo menos uma ou duas opções vegetarianas, se não porções de aperitivos salvam a situação. Além do mais básico, também se encontra vários lugares que apoiam o estilo vegetariano. Diversos bufês na cidade estão cheios de opções saudáveis!
Além disso, lugares como o Agridoce Café, tem partes do menu dedicadas exclusivamente às opções veganas e vegetarianas. Eu até encontrei bufês que são exclusivamente vegetarianos como o Prato Verde, no Bom Fim. A cidade tem até lugares como Urban Farmcy, no Moinhos de Vento, que não tem nenhum prato que contenha carne.
Enfim, Porto Alegre é uma cidade cheia de comida boa. Para os que amam carne, tem diversas churrascarias e restaurantes onde se pode consumir toda a carne que você deseja. Ao mesmo tempo, esta cidade tem vários restaurantes e opções para as pessoas que querem praticar uma dieta vegetariana ou vegana.
Uma última dica: é muito fácil achar frutas frescas e orgânicas em Porto Alegre. O Instituto de Porto Alegre tem mercado de rua todas às quintas-feiras. A rua João Telles basicamente fecha para que vários vendedores possam vender seus produtos. Ah, e não se pode esquecer do Mercado Público no centro da cidade!
Roger Tejada é norte-americano e está na PUCRS como parte do Programa Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA) para Projetos Institucionais, realizado pela Capes em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e Brasil (Fulbright).