30/11/2018 - 10h34

Pesquisadores são premiados em congresso de jornalismo em Portugal

Evento de premiação aconteceu na Universidade Beira Interior

2018_27_11-premio_ubilab(jdm) (907x604)Professores da Escola de Comunicação Artes e Design foram premiados durante o 4° Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis realizado nos dias 19 a 21 de novembro na Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal. O artigo com o tema Jornalismo em forma de app: a ruptura na hierarquia da informação foi destaque entre 18 selecionados e é uma continuação de outros trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática (UBILAB).

O reconhecimento foi dado aos professores de graduação e pós-graduação, André Pase, Eduardo Pellanda, e Magda Cunha. Eles propuseram em seu trabalho uma reflexão teórica sobre o cenário da comunicação, além de uma pesquisa aplicada presente em aulas realizadas com parceiros, como o portal Globo.com, a Assessoria em Sistemas da Informação (DBServer), entre outros objetos de pesquisa.

Durante o congresso foram discutidos assuntos como jornalismo imersivo e realidade virtual e aumentada, a partir do telefone celular, com foco nas possibilidades que os aparelhos podem oferecer, sem esquecer de outros aplicativos que competem por tempo de permanência e atenção de cada usuário.

Para o professor André Pase, pesquisador e participante do projeto, o prêmio significa que, embora ainda incomum na área da comunicação, a pesquisa aplicada tem seu lugar no que diz respeito ao futuro da área. “Esse artigo é um bom exemplo da nossa forma de trabalho: uma reflexão teórica sobre o cenário e o ponto que estudamos, e, por fim, o que isso permite discutir sobre a comunicação hoje”, afirma.

Segundo o professor Eduardo Pellanda, o reconhecimento demonstra um importante indicador, dado por uma instituição de ensino de destaque na Península Ibérica. “Foi extremamente gratificante. Nosso grupo já pesquisa há quase 20 anos os efeitos da internet móvel na sociedade. Começamos bem antes de ser algo convencional e receber um prêmio que simboliza esta trajetória é uma honra”, destaca.

Sobre a Universidade da Beira Interior

Além de referência na área, sobretudo pela sua coleção de livros, a Universidade da Beira Interior é uma instituição, que também acolhe alunos em processos de intercâmbio e parcerias de pesquisa. Para conferir imagens dos eventos, acesse a página da JDM no Facebook.