21/11/2018 - 13h55

Pesquisadora faz publicação na World Association of Newspaper

Ana Cecília Nunes estuda laboratórios de inovação em mídia pelo mundo

2018_11_00-Ana_CeciliaComo resultado de uma parceria entre a Escola de Comunicação, Artes e Design e a World Association of Newspaper (WAN-IFRA), a professora Ana Cecília Bisso Nunes foi convidada a publicar alguns resultados preliminares de sua tese de doutorado, orientada pelos professores Eduardo Pellanda (PUCRS) e João Canavilhas (Universidade Beira da Interior – UBI/Portugal), realizada em regime de doutorado cotutela/dupla titulação entre as duas universidade.

Em um mapeamento preliminar realizado em mais de 100 laboratórios de mídia pelo mundo, a pesquisadora observou que, enquanto na América do Norte e na Europa a maioria está das universidades ou em laboratórios in company, na América Latina a maior parte são iniciativas independentes ou situadas em universidades.

2018_11_00-Ana_Cecilia3Em parceria com Global Alliance for Media Innovation (GAMI), a rede de inovação da World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA), sua tese investiga os papéis, desafios e resultados de laboratórios de inovação de mídia no mundo. O trabalho Media Innovation Labs: In search of what media and news can become aponta que esses laboratórios estão focados em projetos diversos, compreendendo ferramentas digitais, novas narrativas e temas jornalísticos como desinformação e acesso à informação digital e on-line em regiões remotas.

O estudo destaca ainda que essas instituições não são dirigidas somente a tópicos da mídia tradicional e muitas têm uma visão ampla do que constitui a mídia, influenciadas pelo MIT Media Lab. A pesquisa, ainda em andamento, deve ser ampliada nos próximos meses, com expansão da etapa quantitativa, que se baseia em questionários com os líderes dos media labs mundiais, e posterior estudo de caso.