01/10/2018 - 17h53

Pesquisadora da Università degli Studi della Basilicata palestra na PUCRS

Michelina D’Alesio integra grupo de pesquisa internacional

2018_18_09-universita_basilicata(thais_goncalves)

Foto: Thais Gonçalves

A professora Michelina D’Alesio, da Università degli Studi della Basilicata, na Itália, esteve na PUCRS na última semana para participar das conferências A formação de professores na Itália, nas primeiras décadas do século XX e A educação nos contextos rurais da Itália, entre liberalismo e o fascismo. Os encontros foram promovidos pela Escola de Humanidades e pelos programas de pós-graduação em Educação e História.

Michelina integra o grupo de pesquisa que a PUCRS mantém com a Università degli Studi del Molise (UNIMOL), coordenado pela professora Maria Helena Camara Bastos e o pesquisador Alberto Barausse, professor visitante na PUCRS desde 2015. Esse grupo integra também o TRANSFOPRESS Brasil – Imprensa em língua estrangeira entre identidade e alteridade, grupo de pesquisa nacional e internacional.

Durante a visita à PUCRS, a professora italiana foi recepcionada na Assessoria de Cooperação Internacional pela assessora-chefe, Heloisa Delgado. A universidade está em trâmites para a assinatura do convênio de cooperação, possibilitando a continuação de trabalhos em parceria que já acontecem desde 2016. Algumas das iniciativas futuras são: organização de seminário na Itália em 2019 e organização de livro e/ou dossiê temático com a produção de pesquisa do grupo. Além disso, de acordo com a docente Maria Helena Camara Bastos, o grupo de pesquisa integra o Capes/PrInt com um subprojeto.