22/03/2022 - 08h57

Pesquisador da PUCRS apresenta Manuscrito do Século 18 na Universidade de Salamanca, na Espanha

O professor da Escola de Humanidades Edison Hüttner falará sobre os estudos do astrônomo Buenaventura Suárez

Foto: Divulgação

No dia 18 de abril, o professor da Escola de Humanidades da PUCRS Edison Hüttner estará no Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca, na Espanha, apresentando o manuscrito organizado pelo primeiro astrônomo sul-americano, Padre Buenaventura Suárez. Publicada por volta de 1740, em espanhol e latim, com 62 páginas com estudos de astronomia e astrologia, inclui as coordenadas geográficas das 30 reduções da Província Jesuíta do Paraguai (Século 18), determinando a distância entre cada uma.

A obra chegou às mãos do professor da PUCRS em 2017. Embora o livro tivesse perdido algumas páginas e não tivesse título, o professor Hüttner observou o tipo de caligrafia e conteúdo e concluiu que se tratava de um Manuscrito (Almanaque) do Século 18, com estudos de Suárez (Lunario). “Com vários temas, pretendia ensinar cultura geral aos jesuítas e aos índios”, diz.

A obra foi exposta na biblioteca da PUCRS em 2018 e agora Hüttner, coordenador do projeto Arte Sacra Jesuíta-Guarani, a apresenta na Espanha. Hüttner será acompanhado por José Manuel Santos Pérez, professor da área das Américas da Universidade de Salamanca, que se encarregará de contextualizar brevemente a época em que o manuscrito foi escrito.

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do CEB: Facebook e Youtube. Não é necessário registro prévio.