14/03/2019 - 08h42

Oportunidade de bolsas para graduação e mestrado sanduíche na Alemanha

BAYLAT recebe candidaturas até 26 de abril para bolsas de um a cinco meses

2019_03_14-novo_edital_baylat_cardO Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) está com chamada aberta de bolsas de estadia de pesquisa no estado alemão, com início no semestre de inverno europeu (outubro de 2019 a fevereiro de 2020). As bolsas podem ter duração de um a cinco meses e são parte de trabalho científico de conclusão de curso (monografia, tese ou trabalhos de conclusão de graus similares). As candidaturas devem ser realizadas até 16 de abril pelo sistema eletrônico de gestão de bolsas StipSys e pelo correio para a BAYLAT.

O valor do auxílio é de até 730 € mensais, além de contribuição para seguro-saúde de 150 €, em parcela única. O benefício é destinado a estudantes em semestres avançados da graduação e de mestrado, matriculados em instituições da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Veja edital.

Este é um processo independente da Mobilidade Acadêmica e o aluno interessado fica responsável pela inscrição no processo seletivo. Para se candidatar é necessário, dentre outros documentos, descrição do projeto de pesquisa com cronograma e comprovação oficial de proficiência nos idiomas relevantes para o estudo. A solicitação de bolsas e os documentos podem ser apresentados em alemão, português, espanhol ou inglês e só será possível se a pesquisa for realizada em uma instituição de ensino superior da Baviera parceira da instituição de origem. Veja perguntas frequentes.

Atualmente, a PUCRS mantém convênio com cinco instituições localizadas na região que o edital contempla. Saiba mais quais são elas:

A plataforma StipSys está disponível em alemão, espanhol, português e inglês. Caso tenha dúvidas, veja tutorial.