28/02/2019 - 12h14

Novo edital de mobilidade oferece mais de 170 vagas

São 40 opções de instituições conveniadas em nove países

programa mobilidade academicaEstão abertas as inscrições para o Edital 2 do Programa de Mobilidade Acadêmica, referente ao primeiro semestre de 2019, com mais de 170 vagas para 40 instituições conveniadas à PUCRS. As inscrições seguem até o dia 22 de março de 2019, e a previsão de início das atividades no exterior é no segundo semestre deste ano.No novo edital, há vagas para Alemanha, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, México e Portugal. As vagas contemplam todas as áreas do conhecimento.

Como participar

A modalidade de Acordos Bilaterais permite que estudantes cursem um semestre da Graduação, podendo aproveitar os créditos cursados em seu currículo regular. Saiba quais são os requisitos para participar:

• Estar matriculado em curso de Graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mesmo curso durante todo o período de mobilidade;
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 80% de seu curso no momento da inscrição deste processo (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Não estar apto a colar grau ao fim do semestre de 2019/2;
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 3 reprovações (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até 22 de março de 2019;
  • Ser brasileiro (a) ou ter nacionalidade brasileira;
  • Ter suficiência/proficiência linguística conforme exigido pela Instituição de destino (verificar na lista de vagas).

A entrega de documentos no Escritório de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110 – térreo) deverá ser feita até às 12h do dia 22 de março de 2019. Após esta etapa, ocorrerá a análise da documentação e prova de proficiência. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital de seleção.

Speak Out: Experiências internacionais

No dia 12 de março de 2019 acontece a nova edição do Speak Out: Experiências Internacionais, um bate-papo de aluno para aluno sobre as vivências durante o período de mobilidade acadêmica. No encontro, que ocorre das 18h às 20h no contêiner em frente ao Living 360° (Prédio 15), estudantes interessados no programa poderão tirar dúvidas sobre o edital e ouvir de outros alunos sobre suas experiências no exterior.

Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na Assessoria.