27/09/2021 - 13h54

Mobilidade Acadêmica lança novo edital para início dos estudos em 2022/1

O Edital 3 contempla vagas para 33 instituições em 12 países e recebe inscrições até 15 de outubro de 2021

edital com vagas, mobilidade acadêmica

Há vagas em 33 universidades de 12 países

Está no ar o novo edital de Acordos Bilaterais do Programa de Mobilidade Acadêmica. Essa é a última oportunidade para estudantes de graduação que queiram fazer o primeiro semestre de 2022 em uma universidade conveniada à PUCRS no exterior. O Edital 3 contempla vagas para 33 instituições em 12 países. As inscrições vão até às 12h do dia 15 de outubro de 2021.

As instituições contempladas na relação de vagas estão na Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, França, Israel, Itália, Japão, México, Portugal e Uruguai. Nesta modalidade o estudante fica isento de taxas acadêmicas na universidade de destino, devendo manter vínculo com a PUCRS. Além de uma vivência internacional, prática de um segundo idioma e contato com novas culturas, o aluno poderá aproveitar os créditos cursados no exterior em sua grade regular.

Conheça os requisitos

• Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso, durante todo o período de mobilidade.
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 80% de seu curso no momento da inscrição;
  • Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2021/2).
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 03 reprovações no curso atual (verificar no Atestado do Disciplinas Cursadas);
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições previsto no cronograma do edital;
  • Ser brasileiro/a ou ter nacionalidade brasileira;
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas).

Para conferir os requisitos e os documentos necessários para a inscrição, confira o edital do processo seletivo disponível neste link. Para mais informações sobre o processo seletivo de mobilidade acadêmica entre em contato com o Escritório de Cooperação Internacional presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, pelo telefone (51) 3320-3656 ou pelo e-mail [email protected].