25/10/2019 - 09h37

Missão na Bélgica foca na Filosofia da Educação

Alexandre Guilherme, da Escola de Humanidades, conheceu o Laboratory for Education and Society da KU Leuven

2019_10_25_alexandre_anselmo_print

Alexandre Guilherme e o professor Joris Vlieghe. Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Humanidades Alexandre Anselmo Guilherme esteve no Laboratory for Education and Society da KU Leuven, na Bélgica pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). A missão teve o objetivo de consolidar a parceria na área de Filosofia da Educação e alinhar projetos em conjunto envolvendo publicações e mobilidade acadêmica.

Durante o período no exterior, Guilherme apresentou as oportunidades do PUCRS-PrInt, em especial aos professores Joris Vlieghe, Jan Maaschelein e Maarten Simons, que já planejam suas visitas à PUCRS no próximo ano. Os docentes são reconhecidos na área e o laboratório visitado é um dos mais respeitados do mundo no campo da filosofia da educação.

PUCRS e KU Leuven

A parceria entre PUCRS e KU Leuven já possibilitou a assinatura do acordo de cooperação e a projeção de cotulelas com dupla diplomação no Programa de Pós-Graduação em Educaçãoda Escola de Humanidades. A expectativa é que a cooperação interinstitucional continue se fortalecendo, possibilitando não apenas a coorientação de estudantes, mas, também, a oportunidade de estudantes e docentes integrarem atividades acadêmicas na Bélgica.

Formação humana

Alexandre Guilherme é o coordenador do projeto de cooperação Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento, vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade. O projeto reúne pesquisas que buscam contribuir com o debate contemporâneo em torno do humanismo em suas dimensões teórico-conceituais e metodológicas.