09/12/2021 - 09h14

Missão na Bélgica cria possibilidades para Escola de Humanidades

Alexandre Anselmo Guilherme estreitou relações com a KU Leuven em missão de trabalho pelo Programa PrInt

Alexandre Anselmo esteve na KU Leuven, na Bélgica / Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Humanidades Alexandre Anselmo Guilherme participou de missão na KU Leuven, na Bélgica, pelo Programa PrInt (CAPES-PrInt) em outubro de 2021. O docente vem desenvolvendo projetos e eventos com pesquisadores do Laboratory for Education and Society, da universidade belga, em razão do vínculo que construiu ao trabalhar com o professor Joris Vlieghe, na Liverpool Hope University.

A missão gerou novas possibilidades de convênio entre Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e o Departamento de Educação da KU Leuven. Os docentes e pesquisadores Jan Maaschelein e Joris Vlieghe demonstraram sua intenção de desenvolver atividades na PUCRS como professores visitantes.

O professor Alexandre também apresentou o Programa PrInt para pesquisadores e estudantes de doutorado da instituição belga, além de encontrar-se com o professor decano, Maarten Simons (responsável pela internacionalização da unidade) para firmar possibilidades de cotutela de doutorado e mobilidade de estudantes de pós-graduação entre as duas universidades.

Na oportunidade, as discussões sobre pesquisas de curto e longo prazo foram retomadas e o professor Alexandre reuniu-se com o grupo de pesquisa do professor Joris Vlieghe e do Laboratory for Education and Society para discutir teorias relacionadas a Inteligência Artificial e Educação.

Prof. Alexandre é coordenador do projeto de cooperação internacional Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento no âmbito do tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.