05/05/2023 - 10h09

Missão da Reitoria em Roma e Valência integra debates sobre desafios do ensino superior no mundo

Reitor Ir. Evilázio Teixeira foi recebido pelo Papa Francisco em evento que celebra os 70 anos da Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (Oducal)

Reitor Ir. Evilázio Teixeira e Papa Francisco em encontro / Foto: Vatican News

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, participou nesta quinta-feira, dia 4 de maio, do Congresso da Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (ODUCAL), em Roma, na Itália. Fundada no Chile, a ODUCAL é a maior organização dentro da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), composta por 115 universidades. O evento, que celebra os 70 anos da Organização, contou com a presença de 47 reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribe.

Na ocasião, o reitor foi recebido pelo Papa Francisco, onde pediu a benção para todos os colaboradores da PUCRS, Hospital São Lucas e Rede Marista Brasil Sul-Amazônia. A missão na Europa contou ainda com uma palestra com o Cardeal José Tolentino que teve como tema: “A situação da Universidade Católica no mundo de hoje. Desafios e perspectivas do ponto de vista do dicastério para a cultura e a educação”.

“Quando falamos da Universidade Católica no mundo, de modo especial na América Latina, vemos numerosas formas de exclusão, devido a um modelo antropológico equivocado. Uma Instituição católica não pode ficar distante, tampouco não olhar para o seu entorno. Conhecer a realidade de uma maneira mais íntima e plena a fim de melhorá-la desde o conhecimento é a missão de cada um de nós que integra a comunidade PUCRS”, ressaltou Ir. Evilázio.

A partir da próxima segunda-feira, dia 8, o Reitor estará no V Encontro Internacional de Reitores da Universia, em Valência, na Espanha. Com o tema “Universidade e Sociedade”, o evento reunirá 700 líderes universitários e terá debates em três eixos: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; e ainda redes e interconexão entre as universidades.