28/07/2022 - 13h48

Intercâmbio virtual com instituição norte-americana abordará biotecnologia

Curso híbrido aproximará estudantes da PUCRS e da Catholic University of America

No próximo semestre, estudantes de graduação e pós-graduação da PUCRS poderão ter uma experiência internacional virtual em parceria com a Catholic University of America (CUA), nos Estados Unidos. O curso Engineering the Future: Biotechnology solutions to world challenges abordará a área de biotecnologia aplicada à exploração espacial e terá certificação internacional pelas duas instituições.

A colaboração entre a CUA e a PUCRS empregará uma metodologia prática que permitirá que estudantes de diversas formações acadêmicas se unam em equipes multiculturais para investigar as aplicações biotecnológicas necessárias para a exploração espacial avançada e como essas questões se correlacionam com os desafios atuais enfrentados pelo nosso mundo.

A área de bioprocessos já vem sendo indicada como uma das mais promissoras no futuro próximo no mercado de trabalho, mesmo no cenário pré-pandemia. Desde então, sua importância somente foi reforçada. “A biotecnologia é uma área multidisciplinar que vem oferecendo crescentes oportunidades de encarreiramento no Brasil e no exterior. Este curso preparará o aluno para atuar nessa área, desenvolvendo não somente conhecimentos técnicos relacionados, mas possibilitando grande crescimento na comunicação em língua inglesa”, explica o professor da Escola Politécnica Allan Morcelli, à frente do projeto na PUCRS.

Quem pode participar?

Alunos de graduação e pós-graduação e público geral de qualquer área de formação que tenham interesse em biotecnologia, exploração espacial e que queiram uma experiência imersiva em língua inglesa. O curso de extensão poderá ser aproveitado como horas complementares.

Como funcionará?

Com carga horária de 40h, acontecerá do dia 29 de agosto ao dia 9 de dezembro. O curso será realizado por meio de aulas síncronas ministradas pelo Zoom unindo o grupo dos EUA e do Brasil, encontros presenciais realizados na PUCRS com o grupo brasileiro e atividades assíncronas. A solução dos alunos para os problemas propostos deve incluir aspectos técnicos, econômicos, éticos e empreendedores ligados a todas as profissões envolvidas.

Em adição, o programa possibilita ao aluno desenvolver sua capacidade de comunicação oral e escrita em inglês. Ela consiste em uma oportunidade de vivenciar a imersão na língua inglesa através da promoção de discussões técnicas, preparando o aluno para experiência semelhante no mercado de trabalho, na qual terá que atuar em uma equipe multicultural, comunicar-se com todos e reportar o seu trabalho.

Inscreva-se neste link. Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected].