16/10/2018 - 09h43

Inscer apresenta resultados preliminares de projeto ao BID

Estudo sobre violência na adolescência indica associação entre exposição à violência e funcionamento de circuitos neurais

2018_10_05-augusto_bid_miniaturaO pesquisador do Instituto do Cérebro do RS (InsCer)Augusto Buchweitz esteve em Washington (EUA) para apresentar o relatório final do Projeto VIVA – Vida e Violência na Adolescência para o Departamento de Educação e Infraestrutura do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A reunião foi realizada em 18 de setembro e reuniu representantes do BID, da agência de desenvolvimento internacional USAID e do terceiro setor.

Buchweitz apresentou um resumo de todos os resultados encontrados até o momento, que mostram uma associação entre exposição à violência por adolescentes e o funcionamento de circuitos neurais relacionados com habilidades sócio cognitivas e com atenção. “Quanto mais exposição à violência, mais atípico o funcionamento dos circuitos neurais investigados, bem como pior o desempenho nas tarefas de atenção”, explica. Também abordou as perspectivas e propostas de novos projetos.

O projeto recebeu financiamento do BID e investiga os efeitos da violência e do estresse na aprendizagem e no cérebro adolescente. Com conclusão prevista para março de 2019, está na fase final de coleta de dados para algumas partes do estudo. Os resultados já existentes devem ser publicados em breve. A pesquisa está sendo feita também em Honduras, na cidade de Tegucigalpa, em colaboração com a Universidad Naciónal de Honduras, desde 2017.