04/11/2019 - 09h34

Idear está entre os finalistas da Reimagine Education Awards

PUCRS é a única universidade do Sul do Brasil na premiação conhecida como o Oscar da Educação

reimagine_education_award_2019O Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS – está entre os finalistas do Reimagine Education Awards, conhecido como o ‘Oscar da Educação’. A premiação internacional, promovida pela empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS), reconhece abordagens inovadoras que aprimoram o processo de aprendizagem e empregabilidade, oferecendo um prêmio de 50 mil dólares em financiamento aos vencedores. Os projetos ganhadores serão conhecidos nos dias 9 e 10 de dezembro, durante uma cerimônia de gala em Londres, no Reino Unido.

Em 2019, 1.507 inovadores educacionais, de 39 países, enviaram seus projetos para as 16 categorias do prêmio. Pouco menos de 15% estão entre os finalistas. De acordo com a empresa organizadora, três projetos brasileiros estão entre os selecionados para a etapa final, sendo a PUCRS a única instituição do Sul do Brasil. O Idear concorre na categoria Presence Learning & Teaching Award (reconhecimento concedido a iniciativas de ensino e aprendizagem presencial).

Reconhecimento internacional

No evento, em dezembro, a diretora de graduação, Adriana Kampff, e a coordenadora acadêmica do Idear, Ana Cecília Bisso Nunes, terão sete minutos para apresentar o projeto. Para a professora Ana Cecília, o reconhecimento internacional motiva e evidencia o trabalho inovador do Idear.

Para Naira Libermann, coordenadora do Idear, falar em empreendedorismo e inovação é, de fato, um diferencial. “Entretanto, ser reconhecido internacionalmente como ícone, por estar fazendo um trabalho inovador, é a garantia de que estamos indo pelo caminho certo”, celebra a professora.  Para ela, a PUCRS se consolida cada vez mais como uma instituição inovadora e tais reconhecimentos evidenciam a missão institucional. “Com isso, mais uma vez, vemos que estamos entregando valor para a sociedade, em inovação e empreendedorismo”, completa.

Para Adriana Kampff, ser finalista do Reimagine Education Awards reafirma o posicionamento de excelência acadêmica em um contexto global da Universidade. “As estratégias para curricularizar o empreendedorismo e a inovação, por meio de programas, eventos, disciplinas e ações coordenadas pelo Idear, em articulação com todo o ecossistema de inovação da Universidade, permite assegurar uma formação qualificada dos nossos estudantes, com investigação de problemas atuais e produção de soluções de forte impacto social”, finaliza.

Sobre o Idear

O Idear trabalha o empreendedorismo enquanto competência que envolve a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes, o exercício da criatividade, do pensamento crítico e do exercício da autonomia. Busca desenvolver a atitude empreendedora dos alunos e comunidade em geral, os motivando a serem agentes de mudança e impacto social. Isso é feito por meio de palestras, bate-papos, cursos, seminários, encontros, disciplinas, consultorias, Torneio Empreendedor, entre outros.

Sobre a QS

A britânica Quacquarelli Symonds (QS) atua na área de ensino superior e tornou-se globalmente conhecida pela publicação do QS World University Rankings, considerado um dos sistemas de classificação universitária mais populares e relevantes do mundo.