16/11/2018 - 14h12

Grupo de Shorinji Kempo da PUCRS participa de evento internacional

Seminário reuniu mestres do Japão e dos Estados Unidos

2018_11_01-Shorinji_Kempo4O grupo de Shorinji Kempo do Parque Esportivo da PUCRS participou do Shorinji Kempo UNITY Study Session 2018, realizado no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em Porto Alegre. Estiveram presentes no seminário internacional da modalidade mestres do Japão e dos Estados Unidos, além de professores e alunos de diversas partes do Brasil.

A imersão de três dias possibilitou o aprofundamento nos estudos técnicos e filosóficos e uma grande interação e integração entre todos os participantes. Para o grupo da PUCRS, comandado pelo mestre Izidoro Yamamoto, o maior obstáculo foi angariar fundos para trazer à Porto Alegre um evento desta magnitude. “Os próprios participantes ajudam-se para a organização tentando te todas as maneiras diminuir os custos para que mais pessoas possam participar”, conta Yamamoto.

Para a equipe, o benefício em participar do evento se dá principalmente no aprimoramento do aprendizado e ensino do Shorinji Kempo. Na ocasião, sete praticantes da modalidade fizeram o exame de promoção de 4º Dan, o qual só é realizado no Quartel General da Organização Mundial de Shorinji Kempo (WSKO), no Japão, exceto quando em seminários internacionais, bem como curso de qualificação de examinadores/juízes.

Vários eventos desta arte marcial são realizados durante o ano ao redor do mundo. No Brasil, já foram realizados seminários em 1991, 1996, 1998, 1999, 2000, 2002, 2004, 2007, 2010, 2014 e agora em 2018. Destes seminários, seis foram realizados nas dependências da PUCRS. Acompanhe eventos futuros neste site.

Shorinji Kempo na PUCRS

2018_11_01-Shorinji_Kempo2O Shorinji Kempo é uma modalidade de defesa pessoal oferecida pela Academia do Parque Esportivo. O grupo da PUCRS existe desde 1986 e foi uma das modalidades das aulas de Educação Física nos cursos de graduação até 1997, ano em que o MEC descontinuou a obrigatoriedade da disciplina nas Universidades do Brasil. Até 2012, integrou o então Instituto de Cultura Japonesa e hoje pertence ao Parque Esportivo. O mestre Yamamoto já participou de campeonato e seminário internacional em 2001 em Paris (França), 2005 em Fukui (Japão) e 2013 em Osaka (Japão).

As turmas são divididas em Adultos e Crianças de 8 a 12 anos de idade. As aulas acontecem no Parque Esportivo nas segundas e quintas-feiras. Informações pelo site.