25/09/2019 - 16h38

Estudos do Laboratório de Farmacologia Aplicada da PUCRS são apresentados na Alemanha

Diretora de pesquisa Fernanda Bueno Morrone participou do Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável

2019_09_25_fernanda_bueno_simposio_alemanha

Foto: Arquivo pessoal

A PUCRS esteve representada no Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de setembro na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, na Alemanha. A diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Fernanda Bueno Morrone participou do evento, que teve como tema a integração de sistemas para o desenvolvimento sustentável, vinculando componentes humanos e naturais.

“A escolha deste tema segue o reconhecimento de que a maioria dos desafios globais para alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas estão interligados e, portanto, exigem declarações de soluções interdisciplinares e transversais”, conta a pesquisadora. Os principais tópicos discutidos foram: ciências naturais e biodiversidade, integração de sistemas para agricultura e silvicultura sustentáveis, desafios econômicos, sociais e ambientais.

Cooperação Brasil e Alemanha

A participação no simpósio faz parte da primeira missão de trabalho no âmbito do projeto Efeito da modulação farmacológica da CD73 e da p38 na reposta dos gliomas à radioterapia, contemplado no Edital FAPERGS/CAPES de internacionalização na pós-graduação do Rio Grande do Sul. O projeto é realizado em cooperação com a Universidade de Tubingen e com o apoio do professor Stefan Laufer.

A parceria da pesquisa com Laufer iniciou-se quando Fernanda coorientou uma aluna de curso de Farmácia da Universidade de Tübingen, o que gerou o artigo intitulado Efficacy and gastrointestinal tolerability of ML3403, a selective inhibitor of p38 MAP kinase and CBS-3595, a dual inhibitor of p38 MAP kinase and phosphodiesterase 4 in CFA-induced arthritis in rats, publicado na Revista Rheumatology (2014).

De acordo com a diretora de pesquisa, as parcerias já existentes, particularmente com a Universidade de Tubingen, têm trazido muitos frutos para a pesquisa e para o desenvolvimento sustentável da nossa região. “A PUCRS tem um grande potencial de pesquisa nas áreas contempladas no simpósio e, de modo especial, na área da saúde. A união de forças entre os dois países no estudo e na descoberta acadêmica de medicamentos pode trazer inúmeros benefícios para a população e além disso, possibilitará o fortalecimento de uma rede de colaboração internacional”, adiciona Fernanda.

Saúde em foco

Em Stuttgart, Fernanda Morrone participou da sessão Improving human health, onde apresentou os estudos realizados no Laboratório de Farmacologia Aplicada da PUCRS referente a alvos farmacológicos para melhorar a resposta à radioterapia. A sessão teve como foco estudos apresentando melhorias na saúde humana e como os medicamentos contribuem para a saúde pública e a qualidade de vida da população. Além disso, a aluna de doutorado Fernanda Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, também apresentou o pôster intitulado Evaluation of ionizing radiation toxicity and its influence on the adenosinergic system in zebrafish.

Projetos futuros

A partir do evento na Alemanha, novas metas foram estabelecidas para alinhar o andamento das pesquisas em conjunto. Neste sentido, o estudo permitirá avanços na compreensão da via da p38-MAPK na resposta dos tumores cerebrais à radioterapia, oportunizando a pesquisa de novas alternativas ou melhorias para o tratamento deste tipo de câncer.  Além disso, o professor Laufer virá à PUCRS em abril de 2020, onde ministrará uma disciplina nos PPGs voltada ao desenvolvimento de fármacos.