05/11/2019 - 16h24

Estudante de Direito apresenta pesquisa na Universidade de Coimbra, em Portugal

Juliana Roman abordou governança digital em Congresso Internacional de Direitos Humanos

2019_11_04_juliana_roman_congresso_internacional

Foto: Arquivo pessoal

A aluna da Escola de Direito Juliana Roman participou do IV Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra (IV CIDH), que ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, na Universidade de Coimbra, em Portugal. A estudante de graduação apresentou o trabalho intitulado Governo Digital, GovTechs e os Impactos aos Cidadãos Brasileiros. No estudo, Juliana trata sobre governança digital, o conceito de GovTechs e os impactos ocasionados aos cidadãos brasileiros pela utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em serviços oferecidos pelo governo e na execução de políticas públicas.

“Essa pesquisa analisa o que é governança digital, o papel das TICs e as inúmeras mudanças que vem sendo provocadas, tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas, a partir do advento da Internet. Meu trabalho estava inserido no simpósio Mídia, Política, Tecnologias e Direitos Humanos”, conta Juliana.

Em seu primeiro congresso internacional, a estudante conta que o evento possibilitou contato com pesquisadores de diferentes partes do mundo, além de conhecer diversos trabalhos interdisciplinares. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, Ingo Wolfgang Sarlet fez parte da mesa de abertura do evento em Portugal.