23/05/2023 - 16h31

Estudante da PUCRS é selecionado para participar de sessão internacional para embaixadores olímpicos na Grécia

Christian Kern, acadêmico de Educação Física, participará do evento em junho em Olímpia

Foto: Arquivo pessoal

O estudante do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Christian Kern, foi selecionado pelo Comitê Olímpico do Brasil para representar o país na 63ª Sessão Internacional para Jovens Embaixadores Olímpicos. O evento ocorre entre os dias 11 e 22 de junho na Academia Olímpica Internacional, em Olímpia (Grécia).

O programa tem o objetivo de reunir a cada encontro jovens entre 20 e 30 anos para incentivá-los a aprofundar os conhecimentos adquiridos durante sua estadia em Olímpia como representantes do Olimpismo. A sessão inclui palestras de professores referências em âmbito internacional sobre Movimento Olímpico, discussões em grupos de trabalho e apresentações de conclusões, visitas culturais, práticas esportivas e artísticas, apresentação de atletas Olímpicos participantes e outras atividades.

Kern é membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS, no qual desenvolveu o interesse pelo tema do Olimpismo. “Entrei no GPEO logo no primeiro semestre de graduação em Educação Física e, desde então, tive experiências fundamentais que me possibilitaram participar em um evento dessa proporção, me garantido aprendizagens e um networking importante em nível nacional e internacional que vão além dos Estudos Olímpicos”, avalia.

Segundo o pesquisador, a inspiração para o tema vem de histórias ouvidas nas salas de aula e nos corredores da ECSV. “Ouvia o relato de todos os professores do Grupo de Pesquisa sobre o quanto é especial conhecer Olímpia e que, estar neste lugar, havia representado para alguns uma ‘virada de chave’ pessoal e profissionalmente.”

Coordenador do grupo e professor da ECSV, o professor Nelson Todt já esteve na Academia Olímpica Internacional em outras oportunidades, e comenta que Kern dá continuidade a um legado que faz parte da PUCRS há muitos anos. “Já são mais de 20 anos de história do GPEO PUCRS e cada vez mais temos alcançado uma importante representatividade no âmbito internacional. Outros professores da Universidade já passaram por este programa, e a participação do Christian na condição de aluno nos enche de orgulho e dá a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho.”