04/10/2018 - 09h40

Estágios internacionais no Tecnopuc aproximam mercado brasileiro e alunos estrangeiros

Programa é uma parceria entre Assessoria de Cooperação Internacional e parque e busca novas empresas

2018_03_10-sicredi-(mariana_haupenthal)

Foto: Mariana Haupenthal

Desde o início de agosto o colombiano Gustavo Mazo Chiquillo embarcou em um novo desafio: um estágio internacional no Sicredi, empresa alocada no Parque Tecnológico e Científico da PUCRS. O aluno é o primeiro participante do Programa de Estágios Internacionais no Tecnopuc, parceria firmada entre o parque e a Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS.

Oportunizar a vivência de estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro, ao mesmo tempo em que incentiva um diálogo multicultural dentro das empresas são alguns dos objetivos do programa. Este é o primeiro ano do projeto, que busca novos parceiros para dar continuidade a iniciativa.

Experiência internacional

O estudante de Comércio Internacional da Universidad de San Buenaventura Medellín já havia participado do Programa de Mobilidade Acadêmica na Universidade em 2017 e agora volta a Porto Alegre para o período de experiência profissional. Chiquillo atua como apoio à área de UX (Experiência de usuário), além de apoiar setores de marketing e análise de dados. Para o estudante, a experiência tem sido proveitosa, garantindo muitos aprendizados que vão além da teoria.

“Essa experiência está sendo duplamente positiva, pois além do conhecimento profissional que estou adquirindo na empresa, também estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre a cultura brasileira, o que é muito importante para minha área de formação”, comenta Chiquillo.

Sobre os desafios, o colombiano destaca a importância da capacidade de adaptação ao país, cultura, idioma e, também, ao ambiente empresarial brasileiro. “A graduação representa um período que temos que aproveitar as oportunidades e, por isso, indico que outros estudantes façam o mesmo”, adiciona o estudante.

Ambiente multicultural

Foto: Mariana Haupenthal

Para Bruna Silva, supervisora de Chiquillo no Sicredi, ter um estudante internacional no dia a dia promove a diversidade dentro da empresa e incentiva a colaboração e a empatia entre todos os colegas que interagem com o estudante estrangeiro no dia a dia. “Além de proporcionar aprendizados sobre uma outra cultura. É um ganha-ganha, todos se beneficiam com essa iniciativa”, adiciona.

Bruna destaca os benefícios de fazer parte do programa, afirmando que a experiência tem sido enriquecedora. “Os colaboradores se desenvolvem ao acolher um estudante estrangeiro e ampliam sua visão de globalização refletindo inclusive nas entregas dos produtos desenvolvidos. Já o estudante, conhece mais a nossa cultura e aprende como é o nosso método de trabalho”, completa.

No Programa de Estágios Internacionais do Tecnopuc, cada empregador tem autonomia para selecionar o candidato que considerar mais qualificado para a função disponibilizada. O setor de Mobilidade Acadêmica fica responsável pela divulgação das oportunidades para alunos de instituições conveniadas à PUCRS, que tenham interesse em agregar uma experiência profissional durante o intercâmbio e atuará como interlocutor entre empresas e estudantes. Empresas e alunos interessados no programa podem solicitar mais informações pelo e-mail [email protected].