24/09/2018 - 11h01

Escola de Medicina lança quatro Summer Courses para alunos internacionais

Cirurgia, Urologia, Obstetrícia e Neurologia Clínica são as áreas de especialidade para 2019

2018_09_21_summer_courses_escola_de_medicinaEscola de Medicina está com inscrições abertas para quatro novos Summer Courses nas áreas de Cirurgia, Urologia, Obstetrícia e Neurologia Clínica. Com duração de três semanas durante o verão brasileiro, de 7 a 25 de janeiro de 2019, e um total de 60 horas, os encontros serão realizados no Hospital São Lucas da PUCRS.

O programa de estudos de curto prazo é votado para alunos internacionais de Medicina (graduação) de qualquer país e de qualquer universidade. Os cursos oferecem atividades práticas nas unidades clínicas e de internação, bem como centros cirúrgicas e contato com pacientes, sempre com acompanhamento de professores, além de uma experiência no exterior. As vivências serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h com objetivo de promover o desenvolvimento contínuo desses estudantes.

Para a coordenadora dos Summer Courses da Escola de Medicina da PUCRS, Maria Jose Borsatto Zanella, o programa oportuniza experiência de promoção de saúde e de práticas clínicas em um contexto diferente do país de origem dos estudantes. “Eles terão a oportunidade de fazer estágio com o apoio integral na assistência de um corpo docente qualificado e com amplo conhecimento didático”, garante.

Remodelados, os Summer Courses marcam o início de uma etapa importante de captação de alunos estrangeiros. “Numa perspectiva mais ampla, ajudam a promover a expansão da mobilidade in, a formação de um ambiente acadêmico culturalmente diverso e o aumento da visibilidade da PUCRS no cenário internacional”, complementa Heloísa Delgado, assessora-chefe da Assessoria de Cooperação Internacional. Além disso, incentiva professores da PUCRS a enviar novas propostas cursos, contribuindo para o crescimento desta modalidade na Universidade.

Ao final do programa, os participantes receberão certificado. Além do site, interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Conheça os cursos

Immersion in General Surgery: Os estudantes, além da vivência clínica nos cenários ambulatoriais, terão a oportunidade de acompanhar cirurgias eletivas e de urgência, procedimentos diagnósticos radiológicos e endoscópicos, além de uma variada gama de intervenções clínicas feitas com a presença de instrutores qualificados. Estes alunos poderão também participar de seminários teóricos e discussão de casos clínicos organizados pelos serviços em que estarão estagiando.

Internship in Urology: O aluno terá atividades de prática urológica do adulto, tanto cirúrgica, quanto ambulatorial, de internação hospitalar e bloco cirúrgico, com atendimento à pacientes e discussão de casos com docentes de Escola de Medicina.

Obstetrics Practicum: O aluno terá participação no centro obstétrico com partos, cesarianas e curetagens, além do acompanhamento do trabalho de parto, no alojamento conjunto (puerpério), no ambulatório de medicina fetal e em ultrassonografia obstétrica.

Immersion in Clinical Neurology: O aluno terá uma imersão nas diversas subespecialidades da Neurologia e especialidades de apoio (Neurofisiologia e Neuroimagem), além de realizar estágio no Instituto do Cérebro, uma instituição de reconhecimento internacional na área de neurologia.

Sobre o São Lucas Hospital

Durante os cursos, os estudantes atuarão no Hospital São Lucas da PUCRS, um dos mais importantes da região Sul do Brasil. Desenvolver assistência, ensino e pesquisa em saúde, de forma integrada, é o propósito do hospital desde sua inauguração. Para isso, em mais de 40 anos de existência, o HSL busca atualização permanente em gestão hospitalar e tecnologias avançadas. Com atendimento humanizado, embasado nos valores Maristas, assiste pacientes adultos e pediátricos, abrangendo praticamente todas as especialidades médicas. É um hospital geral, de natureza filantrópica, onde circulam mais de 18 mil pessoas por dia.