21/02/2019 - 16h39

Encontro discute avanços do Centro de Estudos Europeus e Alemães

Reunião contou com autoridades do Consulado da Alemanha, DAAD, UFGRS e PUCRS

2019_02_18_reuniao_cdea_consul_alemanha

Autoridades do Consulado da Alemanha, DAAD, UFRGS e PUCRS. Fotos: Bruno Todeschini

Na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, aconteceu a reunião do Conselho Superior (Beirat) do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) com a presença do cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt. Prestes a completar dois anos de atuação, o encontro possibilitou discutir estratégias do centro colocadas em prática até 2018, além de planejar novas iniciativas para este ano.

Entre os presentes estavam o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira e vice-reitor Jaderson Costa da Costa, o reitor da UFGRS, Rui Oppermann, a diretora do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) Brasil, Martina Schulze, a diretora do CDEA, Claudia Lima Marques e o vice-diretor do centro, Draiton de Souza Gonzaga.

2019_02_18_reuniao_cdea_consul_alemanha2Além da retomada das ações dos dois primeiros anos do CDEA, com eventos, palestras e minicursos que fomentam a internacionalização e a relação entre Brasil e Alemanha, o planejamento de novas metas também foi pauta. Entre os planos para o novo ano do CDEA, destaca-se a conferência Humboldt-Kolleg, com o tema Neurociência e ciências humanas: é possível um aprendizado mútuo? (Neuro-und Geisteswissenschaften: Was können sie voneinander lernen?), que ocorrerá na PUCRS, nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2019. Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve.

Sobre o CDEA

O CDEA é um centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na PUCRS e na UFRGS. Inaugurado em abril de 2017, tem o objetivo de fomentar uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto brasileiro e latino-americano. É primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães no Brasil e na América Latina.