01/07/2019 - 16h49

Embaixador da Macedônia do Norte busca aproximações na área da Tecnologia e Medicina

Em visita à Universidade, diplomata passou pelo Campus central, Tecnopuc e InsCer

Visita do Embaixador da Macedônia do Norte

Foto: Bruno Todeschini

Na sexta-feira, dia 28 de junho, a PUCRS recebeu a visita do embaixador da Macedônia do Norte, Ivica Bocevski. O diplomata foi recepcionado no Escritório de Cooperação Internacional pela coordenadora executiva Heloísa Delgado e pelo diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) Rafael Prikladnicki. A visita de Bocevski faz parte de um calendário de missões para conhecer as melhores universidades brasileiras, pois o país considera as instituições de ensino superior estratégicas para aprofundar as conexões entre os países.

Entre os interesses do visitante, destacou-se a inovação no agronegócio e a medicina da Macedônia. Por isso, visitas ao Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e ao Tecnopuc permitiram alinhamentos para possíveis projetos em cooperação. No Tecnopuc, o embaixador conheceu a startup MHR Air Tech, criada para propor soluções em tecnologia e eficiência para o produtor rural potencializar o seu negócio. Já no InsCer, visitou o Centro de Imagem e o Centro de Pesquisa Pré-Clínica.

Sobre a Macedônia do Norte

A Macedônia do Norte (antiga Macedônia) é um Estado da Europa Meridional, ao norte da Grécia com uma população estimada em 2,1 milhões de pessoas. O país faz fronteira com a Sérvia ao norte, com a Albânia a oeste com a Bulgária a leste e com a Grécia ao sul. Conquistou sua independência da Iugoslávia em 1991 e, desde então, lida com a objeção grega ao seu nome. Ao longo do tempo, 130 outras nações reconheceram o nome constitucional, República da Macedônia. Apenas em 2019 aconteceu a mudança oficial para Macedônia do Norte.