24/11/2021 - 15h44

Educação Física da PUCRS recebe aluno de doutorado da Alemanha

O acadêmico da Universidade do Esporte da Alemanha está atuando junto ao Grupo de Pesquisa de Estudos Olímpicos da PUCRS

Christian Kern, Tim Sperber e o professor Nelson Todt / Foto: Arquivo pessoal

Tim Sperber, estudante de doutorado na Deutsche Sporthochschule Köln (Universidade do Esporte da Alemanha), localizada na cidade de Colônia, na Alemanha, está há quase 3 meses no Brasil realizando coleta de dados junto ao Grupo de Pesquisa de Estudos Olímpicos da PUCRS para sua pesquisa que envolve o tema Mudanças Climáticas e o Movimento Olímpico.

Tim é graduado em Administração Esportiva pela mesma universidade onde realiza seu doutorado, e explica porque escolheu a PUCRS entre tantas outras instituições de ensino que fazem parte da rede dos Centros de Pesquisadores Olímpicos:

“Em 2016 o meu orientador na Alemanha, professor Stephan Wassong, esteve na PUCRS para o Colóquio que reuniu os principais Centros de Estudos Olímpicos do mundo. Ao conhecer de perto as instalações da Universidade e o trabalho do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos, coordenado pelo professor Nelson Todt, entendeu que esta seria a referência na América Latina para a realização deste trabalho.”

O aluno do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Christian Kern, está auxiliando Tim em sua passagem pelo Brasil, ajudando como intérprete, principalmente no momento das entrevistas para a pesquisa. Christian comenta que “esta experiência é de grande importância para minha trilha acadêmica, já que pretendo fazer meu mestrado nesta Universidade alemã depois de terminar minha graduação”.

Esta pesquisa é mais uma iniciativa que consolida a colaboração institucional entre a PUCRS e a Universidade do Esporte da Alemanha, grande referência entre as universidades europeias do campo esportivo e olímpico.