20/12/2019 - 14h03

Dupla titulação e pesquisas em foco durante missão na Holanda

Cristina Moriguchi Jeckel esteve, pelo PUCRS-PrInt, na University of Groningen

Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Cristina Moriguchi Jeckel esteve em missão na University of Groningen (RUG), na Holanda, pelo projeto de cooperação “Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde” do PUCRS-PrInt, coordenado pela professora Maria Martha Campos. A Universidade já mantém uma consolidada parceria institucional com a instituição holandesa, resultando na dupla titulação da pesquisadora Paula Kopschina Feltes, que foi orientada pelo professor Erik de Vries, na Holanda, e por Cristina, na PUCRS.

“Desde a parceria estabelecida entre a RUG e a PUCRS, temos mantido contatos frequentes, muito em razão das orientações de doutorados em andamento. Porém, o intercâmbio científico vai mais além, pois anualmente os pesquisadores de ambas as IES participam de seminários promovidos pelos seus respectivos PPGs ou de congressos internacionais da área de imagem molecular e medicina nuclear”, conta Cristina.

Dupla diplomação entre PUCRS e RUG

De 2014 até 2019, dois alunos da PUCRS concluíram o doutorado dupla diplomação com a RUG e mais duas alunas estão com o doutorado em andamento. Paula Feltes (PPG Gerontologia Biomédica) concluiu em julho de 2018 e Bruno Lima Giacobbo, do PPG Biologia Celular e Molecular concluiu em novembro de 2019. Luiza Nazario (PPG Biologia Celular e Molecular) tem a previsão de conclusão em abril de 2020 e Bruna Fernandes (PPG Gerontologia Biomédica), em julho de 2021, ambas alumni do curso de Farmácia.

Os projetos de pesquisa dos alunos dos cursos de doutorado com dupla diplomação PUCRS-RUG têm sido executados tanto nos laboratórios da PUCRS quanto nos laboratórios da UMCG (RUG), com exceção do doutorado da Paula Feltes, cuja parte prática foi totalmente realizada em Groningen. Todos esses projetos se inserem na área de Desenvolvimento de Tecnologias e Processos Inovadores em Saúde, dentro do tema prioritário Saúde e Desenvolvimento Humano.

Novos projetos

Além disso, a missão possibilitou dar andamento na parceria com o professor Wiktor Szymanski, membro da equipe do professor Ben Feringa (Nobel de Química 2016), com vistas a desenvolver uma linha de pesquisa em Fotofarmacologia (moléculas ativadas por luz). “É uma área de conhecimento que iniciou o seu desenvolvimento há menos de uma década e os estudos estão ainda na fase in vitro. Um dos meus compromissos pós-missão é divulgar o tema aos colegas, pesquisadores da PUCRS, que já se mostraram interessados para conhecer os fundamentos da Fotofarmacologia”, adiciona Cristina.