27/11/2019 - 15h03

Doutoranda em Psicologia realiza coorientação no Chile

Daniele Lindern participou de aulas e recebeu supervisão de seu projeto na PUC Chile

2019_11_27_daniele_lindern_chile

Foto: Arquivo pessoal

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Daniele Lindern participou de um intercâmbio na Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago, em outubro. O objetivo da visita foi qualificar a análise dos dados e os artigos de sua tese. Além de fazer a supervisão do projeto com outros professores do Programa de Postgrado en Psicología da universidade chilena, a aluna encontrou pessoalmente seu coorientador, professor Christian Berger, da mesma instituição. Ela participou também de algumas aulas e palestras no PPG da universidade.

A tese, com o título Clima escolar e preconceito contra diversidade sexual e de gênero nas escolas tem como objetivo principal compreender de que forma o clima escolar se relaciona com o preconceito contra diversidade sexual e de gênero. “O que encontramos em estudos de outros países é que nas escolas onde há mais preconceito, há também uma percepção de clima escolar mais negativo, caracterizando um ambiente negativo não somente para as pessoas LGBT, mas para toda a comunidade escolar”, observa Daniele.

Para a orientadora do trabalho no PPG em Psicologia da PUCRS, Carolina Lisboa, a realização de um intercâmbio tem uma grande relevância para a pesquisa. “É de extrema importância a internacionalização para nosso PPG e temos destaque nesta área. A experiência de Daniele foi, além de relevante, cumprida com êxito por ela e a colaboração com o professor Christian Berger muito honra nosso grupo de pesquisa”, lembra a professora.

O coorientador, Christian Berger, é doutor em Psicologia Educacional pela Universidade de Illinois, nos EUA, e subdiretor de Investigação e Pós-Graduação da Escola de Psicologia da Pontificia Universidad Católica de Chile.