23/04/2019 - 10h12

Diretor de Instituto de Energia Solar espanhol ministra palestra na PUCRS

Carlos del Cañizo, da Universidade Politécnica de Madri, desenvolve pesquisas com NT-Solar

2019_04_10-politecnica_madri3

Carlos del Cañizo durante sua fala na PUCRS. Foto: Divulgação

O professor Carlos del Cañizo, da Universidade Politécnica de Madri (UPM), esteve na PUCRS para participar de evento promovido pelo Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT-Solar), da Escola de Ciências, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia, da Escola Politécnica. Ele ministrou a palestra A Energia Solar no âmago da mudança energética para alunos de graduação e pós-graduação das Escolas no início de abril.

Esta é a segunda vez que o diretor do Instituto de Energia Solar (IES) da instituição espanhola vem à Universidade. A primeira vez foi em 2001, no âmbito do programa Intercampus PUCRS/UPM. A PUCRS possuiu parceria científica com a Politécnica de Madri. Em 2016, os professores Izete Zanesco e Adriano Moehlecke, coordenadores do NT-Solar, estiveram no IES durante um mês para o desenvolvimento em conjunto de células solares dentro do projeto do Projeto SMART 2, da comunidade europeia.

2019_04_10-politecnica_madri5Cañizo veio à PUCRS para dar continuidade ao projeto, na passivação de células solares de silício. “Atualmente, mais de 90% de células solares no mercado mundial são de silício e este trabalho tem por objetivo aumentar a eficiência da célula mantendo o custo de produção e, consequentemente, reduzindo o custo da energia elétrica produzida a partir de módulos fotovoltaicos. Uma das formas de fazer isso é melhorar o tratamento da superfície da célula solar”, explica Izete.

As reuniões com o NT-Solar também abordaram a possibilidade de bolsas para doutorado sanduíche do PGTEMA na Universidade Politécnica de Madri e de futuras visitas de Cañizo como professor visitante. “Realizamos a palestra pois é muito importante que nossos estudantes tenham essa visão internacional sobre uma área especifica”, destaca Izete. Ainda, o visitante apresentou o projeto Greco, de investigação internacional para interação entre cientistas e pesquisadores com cidadãos, indústria, entidades governamentais e não-governamentais, e os pesquisadores do NT-Solar responderam a questionários.