24/03/2023 - 09h22

Diretor da Syracuse Academy promove cultura italiana na PUCRS durante visita

Peter Neri, da Itália, participa de reuniões e ministra palestra na Escola de Humanidades

Foto: Matheus Gomes

Nesta segunda-feira, dia 20 de março, a PUCRS recebeu o Diretor da Syracuse Academy, da Itália, Peter Neri. O visitante internacional esteve na universidade para realizar uma palestra na Escola de Humanidades e participar de uma reunião no Escritório de Cooperação Internacional para debater possíveis ações de mobilidade discente e de criação de cursos de verão. Na oportunidade, também estiveram presentes o Consul Geral da Itália em Porto Alegre Valerio Caruso e a Assistente cultural do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, Leitora de Italiano na UFRGS e professora Lucia Vitiello.

Com a vinda de Peter Neri, aconteceu o encontro Do outro lado do mar: uma viagem através das migrações em Itália, passadas e presentes, realizado em parceria entre a PUCRS, o Consulado da Itália de Porto Alegre e o The Italian Academy. O evento que contou com participação de Valerio Caruso, do professor da Escola de Humanidades Antonio De Ruggiero, do Comitê dos Italianos no Exterior e dos representantes do mundo associativo italiano debateu migrações no Rio Grande do Sul e as complexidades das migrações na Itália.

Neri abordou a mobilidade no mediterrâneo, principalmente na região da Sicília, na Itália, e como as Organizações Não Governamentais (ONG’s) lidam com os problemas e com o acolhimento dos imigrantes da África e do Oriente Médio. De acordo com o professor De Ruggiero, o debate foi fundamental para entender o mundo globalizado e os desafios das migrações na Europa.

Em reunião com a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional Carla Bonan, os visitantes discutiram as possibilidades de aproximação entre a PUCRS e a Syracuse University. Com essa parceria, seria possível estabelecer ações de mobilidade discente para a Itália e a criação de cursos de verão, com o objetivo de promover a cultura italiana no Brasil.