10/09/2018 - 17h16

Convênio de mobilidade acadêmica é firmado com a CUAS Mainz, da Alemanha

Acordo possibilitará o intercâmbio de alunos brasileiros e germânicos

cuas mainz,cdea

A partir da esquerda: Katrin Schneider, Cristiane Kilian, Ulrich Papenkort e Draiton de Souza em reunião sobre o CDEA / Foto: Thais Gonçalves

A partir de agora, os universitários da PUCRS terão mais um destino a ser escolhido para o período em mobilidade acadêmica: a Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Mainz (CUAS Mainz), na Alemanha. As duas instituições firmaram convênio na primeira semana de setembro, quando o professor Ulrich Papenkort, do departamento de Serviços Sociais e Ciências Sociais, e Katrin Schneider, diretora de Relações Internacionais da CUAS Mainz foram recepcionados na Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS pela assessora-chefe, professora Heloísa Delgado.

Na ocasião, puderam conhecer mais sobre o Campus e os serviços prestados pelo setor de Mobilidade Acadêmica, como acolhimento e apoio durante o intercâmbio de estrangeiros. Além da modalidade out, que possibilita que alunos brasileiros realizem um semestre na Alemanha, o convênio permitirá que alunos alemães estudem em Porto Alegre.

cuas mainz,heloísa delgado, Ulrich Papenkort

Assessora-chefe Heloísa Delgado e o professor Ulrich Papenkort, da CUAS Mainz / Foto: Thais Gonçalves

Os visitantes também participaram de uma reunião com decano da Escola de Humanidades, Draiton de Souza e com a coordenadora administrativa do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), Cristiane Kilian, e conheceram mais informações sobre o trabalho realizado pelo centro e possibilidades de cooperação. Durante a visita, Papenkort e Katrin fizeram um tour pela Biblioteca Central Ir. José Otão e conheceram o Parque Esportivo.

Sobre a CUAZ Mainz

Localizada na cidade de Mainz, na Alemanha, a Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Mainz é uma instituição reconhecida pelo Estado com faculdades de Serviço Social, Ciências Sociais, Teologia Prática, Cuidados de Saúde e Enfermagem. O órgão responsável é a organização sem fins lucrativos para a Promoção da Ciência e da Educação MBH das arquidioceses de Colónia, Limburgo, Mainz, Speyer e Trier. As principais atribuições da universidade incluem aulas, pesquisa e educação adicional relacionadas à aplicação.

Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].