20/06/2018 - 11h41

O diplomata foi recepcionado na Reitoria e conheceu o InsCer

Visita do Cônsul do Paraguai, reitoria

Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS recebeu na tarde desta terça-feira, dia 19 de junho, o cônsul-geral do Paraguai em Porto Alegre, embaixador José Martínez Lezcano. À frente do Consulado desde 2017, Lezcano foi recebido no Salão Nobre da Reitoria pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira. A autoridade paraguaia destacou o interesse de aproximação com o Estado do Rio Grande do Sul, especialmente em movimentos ligados à Educação Superior via mobilidade acadêmica entre universitários dos dois países.

Durante a visita, Teixeira falou sobre sua recente participação na 3ª Conferência Regional da Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres 2018), onde diversas autoridades da América Latina se reuniram em Córdoba, na Argentina. De acordo com o reitor, as temáticas apresentadas na ocasião reforçaram a necessidade de cooperação urgente e emergente entre os países latino-americanos. Além disso, reafirmou o desejo de aproximação com países da América Latina, buscando união e soluções conjuntas.

Foto: Flavia Polo

Além da recepção no Salão Nobre, o embaixador também visitou o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, onde conheceu a estrutura e as pesquisas desenvolvidas no local, incluindo o Centro de Produção de Radiofármacos, onde viu de perto a produção de substâncias utilizadas nos exames de imagem feitos no próprio InsCer. Lezcano foi recebido pela enfermeira e supervisora administrativa e assistencial do Instituto, Cristina Friedrich.

O encontro na Reitoria também contou com a presença da assessora-chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Orsi Koch Delgado, e do chefe do gabinete da Reitoria, Alexander Goulart.