17/10/2018 - 15h43

Cônsul da Itália propõe aproximação com a PUCRS pela pesquisa e cultura

Roberto Bortot conversou com o reitor Ir. Evilázio Teixeira e visitou o Inscer e o Tecnopuc

Fotos: Camila Cunha

Nesta terça-feira, dia 16 de outubro, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, foi recepcionado no Salão Nobre da Reitoria pelo Ir. Evilázio Teixeira. Com ele estavam a vice-cônsul Maria Rosaria Valeri e o professor visitante da Università del Molise (UNIMOL), Alberto Barausse. Durante a visita, o reitor destacou a forte cooperação entre Brasil e Itália na PUCRS, resultando em 19 acordos de cooperação com instituições italianas, promovendo pesquisa e mobilidade acadêmica de estudantes e professores. Bortot manifestou forte interesse em parcerias que envolvam a promoção da cultura, área que está sendo instituída dentro do consulado de Porto Alegre.

Entre as estratégias de trabalho em conjunto estão o Programa de Dupla Titulação em Direito com a Università degli Studi de Parma, iniciado em 2016. Nele, estudantes brasileiros e italianos cursam um ano do curso na Itália ou no Brasil e, ao final do curso, recebem dois diplomas de graduação. Além disso, o reitor mencionou a recente aprovação no Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt), que deve fortalecer o trabalho de internacionalização na Universidade, reforçando o interesse de aproximação com a Itália. Por fim, Teixeira reforçou o apoio do Instituto de Cultura da PUCRS como referência para ações colaborativas.

2018_10_16_consulit-9938O diplomata também fez uma visita ao Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). À noite, participou da cerimônia de abertura da 18ª Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, que aconteceu no auditório do Prédio 9, promovido pelo Consulado Geral.

Estiveram presentes também na recepção da reitoria o assessor da Reitoria na área de Relações Institucionais, Solimar dos Santos Amaro, a assessora da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado e a professora da Escola de Humanidades Maria Helena Bastos.