16/05/2018 - 14h37

Congresso reúne jovens pesquisadores em sociolinguística

Evento tem como foco estudantes de Pós-Graduação

congresso de jovens pesquisadores sociolinguística América LatinaA PUCRS recebe o 1º Congresso de Jovens Pesquisadores em Sociolinguística na América Latina nos dias 17 e 18 de maio, no auditório do prédio 9. Durante o encontro, que tem o apoio do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, 18 jovens pesquisadores, representando cinco países e 15 instituições de ensino superior, vão compartilhar suas investigações, discutir resultados e construir um panorama dos estudos atualmente desenvolvidos em sociolinguística na América Latina. A programação completa está disponível no site do Congresso.

A programação conta com seis mesas de discussão, formadas pelos jovens pesquisadores, e atividades com o professor da Universidade da Letônia, Heiko F. Marten. O docente ministrará a conferência The Practical Application of a Holistic Model of Language Policy: The Case of Latvia em 17 de maio, às 16h50min. Além disso, Marten oferecerá aos participantes o workshop Researching Multilingualism in the Linguistic Landscape: Real-life Examples and Virtual Spaces. A investigação de paisagens linguísticas é um campo em desenvolvimento dos estudos da linguagem.

A equipe de organização é formada por Svenja Brünger (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD/UFRGS), Alana Fries (PPGLetras/UFRGS), Katiane de Carvalho Coêlho (PPGLetras/UFRGS) e Maria Liz Benitez (PPGLetras/UFRGS). O evento busca proporcionar um espaço de discussão dedicado especificamente a jovens pesquisadores (estudantes de pós-graduação), incentivando a integração latino-americana e a construção de uma rede de contatos e cooperação entre acadêmicos. Informações: [email protected].