08/06/2022 - 17h10

CDEA oferece bolsas de mobilidade para a Alemanha para mestrandos e doutorandos

Candidatos podem se inscrever até o dia 6 de julho para missão de trabalho no país

O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) lançou um novo edital de mobilidade para selecionar até 10 mestrandos ou doutorandos dos 11 Programas de Pós-Graduação da PUCRS ligados ao CDEA para missão de trabalho na Alemanha. As inscrições vão até o dia 6 de julho de 2022. 

O processo seletivo contemplará auxílio financeiro para passagem aérea e diárias para uma viagem para Alemanha com estada de curta duração (de 9 dias a um mês), em 2022, com a finalidade de viabilizar pesquisas em universidades parceiras dos PPGs da Universidade e parceiros do Centro, participar de eventos acadêmicos internacionais com apresentação de trabalho ou visitar um dos 19 Centros de Estudos Europeus e Alemães fomentados pelo DAAD no mundo. 

Os candidatos deverão estar matriculados em um dos PPGs ligados ao CDEA (PPGs Ciências Sociais, Educação, Filosofia, História, Letras, Serviço Social, Teologia, Direito ,Ciências Criminais, Administração e Economia do Desenvolvimento) preencher o formulário de inscrição, ter conhecimento básico de língua alemã (recomendável nível A2), além de enviar seu histórico de disciplinas cursadas, currículo Lattes atualizado, carta de motivação, além de outros documentos que podem ser acessados neste link. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser direcionadas para o e-mail [email protected] 

Sobre o Centro de Estudos Europeus e Alemães 

O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) atua como um centro científico de ensino, pesquisa e informação em temas alemães e europeus. Com sede na PUCRS, o CDEA visa fomentar uma nova geração de cientistas e pesquisadores em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto brasileiro e latino-americano, introduzindo-os em uma rede de Centros Europeus e Alemães de excelência no mundo. 

 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias