12/08/2019 - 09h00

Artigo sobre memórias de medo é publicado em revista internacional

Estudo é coordenado pelo Centro de Memória do Instituto do Cérebro do RS

2019_08_09_clarissa_e_jociane_inscer

Clarissa (à esq.) é orientanda da professora Jociane de Carvalho Myskiw (à dir.). Foto: Arquivo pessoal

O projeto de pesquisa conduzido pelo Centro de Memória do Instituto do Cérebro do RS (InsCer) constatou que a presença de um familiar após uma memória traumática ameniza os efeitos de medo, podendo, portanto, auxiliar na extinção de uma memória aversiva. Os resultados foram publicados na revista internacional Proceedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos.

A autora, Clarissa Penha Farias, é orientanda da professora Jociane de Carvalho Myskiw, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, na Escola de Medicina. De acordo com ela, diversos estudos em todo o mundo indicam a participação de diferentes regiões cerebrais na consolidação da memória de extinção, como o córtex pré-frontal, a região CA1 do hipocampo e a amigdala basolateral.

Além disso, os achados do grupo sugerem que a consolidação da extinção com a presença do suporte social (um familiar, um amigo) depende do córtex pré-frontal, e não da região CA1 do hipocampo. “Observamos que os mecanismos celulares e as estruturas cerebrais envolvidas na extinção, com a ajuda de um familiar, diferem de mecanismos já conhecidos na extinção realizada sem um familiar”, afirma Clarissa. De acordo com a pesquisadora, a extinção de uma memória de medo não consiste em apagá-la, mas, sim, associá-la a uma nova lembrança.

Esses resultados indicam que a presença de um familiar (denominado de co-específico) na terapia de exposição pode auxiliar no tratamento de fobias, ansiedades, estresse pós-traumático, entre outras. “Sabe-se que a percepção da falta de suporte social pode ser um agravante nos sintomas de fobias severas como TEPT, assim, nosso estudo sugere que a presença de um familiar na terapia de exposição pode auxiliar no tratamento de fobias, ansiedade e TEPT”, refere Clarissa.