17/05/2023 - 10h01

Alunos de Medicina da Colômbia realizam internato no Hospital São Lucas da PUCRS

Três estudantes da Institución Universitária Visión de Las Américas atuam na Escola de Medicina

Foto: Matheus Gomes

Estudantes do curso de Medicina da Institución Universitária Visión de Las Américas, da Colômbia, realizaram atividades de estágio curricular no Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, no período de dois meses, dentro das atividades do Internato da Escola de Medicina da PUCRS. Os alunos Sergio Barroso e Juan Rastrepo frequentaram o internato no serviço de Cirurgia Plástica, já Julian Andrés Suárez atuou nos serviços de Endocrionologia e de clínica médica.

Durante as atividades, os estudantes aprenderam através de uma perspectiva global sobre a prática médica e um conjunto de habilidades fundamentais para vida profissional. De acordo com o professor coordenador geral do Internato da Escola de Medicina da PUCRS Leonardo Kroth, os alunos puderam aprender sobre o sistema de saúde brasileiro, atuar em um contexto cultural diferente e ampliar seus estudos em uma nova língua.

“Este tipo de relação tem uma relevante importância para a internacionalização da universidade, oportunizando o contato dos nossos alunos ao convívio de estudantes de universidades do exterior. Além disso, pudemos disseminar o conhecimento que temos na Escola de Medicina e no HSL a nível internacional”, destacou Kroth.

O aluno Sérgio Barroso destacou a importância da experiência para a sua atuação profissional e vida pessoal: “A mobilidade na PUCRS e no HSL durante esses dois meses foi espetacular, foram 2 meses de muito aprendizado e experiências, posso dizer que uma das melhores experiências durante a minha carreira de medicina, foi um prazer conhecer grandes pessoas da universidade e a grande cidade de Porto Alegre, agradeço a todos pela oportunidade oferecida. Um dia voltarei para continuar meus estudos na PUCRS”, finalizou.

Confira algumas imagens: