22/03/2023 - 11h32

Alunos da UCLA, dos Estados Unidos, realizam internato no Hospital São Lucas da PUCRS

Os estudantes da Universidade da Califórnia em Los Angeles trocarão experiências sobre modelo assistencial do Brasil

Foto: Matheus Gomes

Nesta segunda-feira (20), a PUCRS recebeu cinco novos estudantes do curso de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), dos Estados Unidos. Os novos alunos chegam à Escola de Medicina para realizar internato de três semanas nas áreas de Psiquiatria, Cirurgia, Medicina Interna, Doenças infecciosas e Ginecologia no Hospital São Lucas da PUCRS. A vinda dos alunos foi proporcionada por uma parceria entre PUCRS e UCLA e possibilita a troca de experiências e aprendizados em relação ao modelo assistencial do Brasil. 

A relação entre PUCRS e UCLA surgiu a partir do contato e colaboração com o professor Christopher Buck, da instituição norte-americana, que também atua em Moçambique, na África, na área de Global Health. Desde 2018, a PUCRS tem enviado estudantes do curso de medicina para estágios de dois a três meses em hospitais ligados a UCLA, em Los Angeles, ou no Hospital Central de Maputo, em Moçambique.  

Por meio desta parceria, a PUCRS também foi inclusa no programa de Global Health da instituição norte-americana, através do contato com o professor e coordenador do programa Lee Miller. O Global Health da UCLA estimula os estudantes a conhecer outras realidades, com diferenças em relação ao sistema de saúde e acesso a recursos. Foi este programa que oportunizou a vinda dos estudantes neste ano.

De acordo com o decano da Escola de Medicina a criação de um programa de Global Health na PUCRS também está sendo discutida. Além disso, as ações de mobilidade serão expandidas, possibilitando novas oportunidades para os alunos da PUCRS, que realizarão estágios clínicos ou de pesquisa na América do Norte (Estados Unidos ou Canadá), Europa (Dinamarca e Reino Unido), África (Moçambique) e na Ásia (Japão) ainda em 2023. 

“A colaboração com a UCLA abriu as portas para ações de mobilidade na América do Norte e África e serviu de exemplo para um programa de internacionalização que será uma grande oportunidade para os alunos da Escola de Medicina da PUCRS”, finaliza. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias