16/11/2022 - 16h32

Alunos da PUCRS realizam Doutorado Sanduíche no Exterior pelo Programa PrInt

Estudantes embarcaram para o exterior para realizar doutorado sanduíche e capacitação no segundo semestre de 2022

Gabriela Heck está na Newcastle University / Foto: Arquivo pessoal

Doutorandos da PUCRS possuem possibilidades de internacionalização através do Programa PrInt com experiências de 6 ou 12 meses no exterior. Em 2022, 9 estudantes de diferentes Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade realizaram doutorado sanduíche em instituições parceiras do projeto.

A aluna do PPG em Educação Gabriela Sehnem Heck está no Reino Unido, na Newcastle University, por um semestre realizando seu projeto no Great North Museum: Hancook, investigando como pessoas com deficiência constroem seu capital da ciência e como os museus de ciências podem auxiliar nesse processo. A estudante é orientada pelo pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida José Luís Ferraro e pela professora da Newcastle University Pamela Woolner. De acordo com a doutoranda, a experiência tem sido a realização do seu sonho de internacionalização e uma oportunidade incrível de crescimento pessoal e profissional.

“As oportunidades que estou vivenciando aqui são ímpares para minha formação e trajetória acadêmica, pois ao viver em outro país pela primeira vez e desenvolver a minha pesquisa em outra universidade me permite ter contato com pesquisadores e estudantes do mundo todo e também com pesquisadores que são referência em minha área, e que inspiraram o meu projeto”, destaca Gabriela.

Conheça os projetos de doutorado sanduíche no Exterior

Alynni Luiza Ricco Ávila / Foto: Arquivo pessoal

Os discentes da PUCRS estão em diferentes instituições no exterior através dos Projetos de Cooperação Internacional ligados aos Temas Prioritários do Programa CAPES-PrInt na PUCRS. Saiba mais sobre os projetos de cada doutorando:

Alynni Luiza Ricco Ávila está desde julho na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), na Espanha, pelo tema Mundo em Movimento. A aluna do PPG em Ciências Sociais, integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Trabalho (GRET) da Faculdade de Ciência Política e Sociologia da UAB, onde atua como colaboradora e pesquisadora. “Trata-se de uma oportunidade única de aprimoramento na formação acadêmica, profissional e pessoal. Essa experiência tem me permitido participar de eventos na Europa, adquirir acesso a importantes obras na área e potencializar minha qualificação acadêmica”, comenta Alynni.

O doutorando do PPG em Ciência da Computação Claiton Marques Correa está na Dalhousie University, no Canadá. Pelo Tema Prioritário Tecnologia e Biodiversidade o estudante tem se dedicado à pesquisa nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC) e Visualização de Dados, junto ao laboratório de Realidade Aumentada e Virtual (GEM Lab). “A experiência tem sido enriquecedora, pois possibilita novas conexões profissionais e torna possível expandir a pesquisa para outros contextos”, finaliza o doutorando.

Do PPG em Comunicação Social, a doutoranda Juliana Vieira Costa está na Université Paul Valéry Montpellier III, na França, pelo tema Mundo em Movimento. A estudante está desenvolvendo sua pesquisa sobre cineclubismo como atividade formativa e com a oportunidade tem se conectado com cineclubes e pesquisadores de cinema e educação do mundo inteiro. “A receptividade do Laboratoire d’Etudes Interdisciplinaires sur le Réel et les Imaginaires Sociaux (LEIRIS) e da universidade tem sido fundamental para se conectar com diversos eventos e atividades de estudos. Tem sido uma oportunidade muito enriquecedora para as nossas pesquisas e áreas de atuação acadêmica e profissional”, destaca Juliana.

Na mesma universidade está a doutoranda Luana Chinazzo Müller, do PPG em Comunicação Social, pelo tema Mundo em Movimento. Na oportunidade a estudante tem se dedicado à sua pesquisa e participado de aulas e eventos com professores referências no campo de estudos da sociologia do imaginário. “Em setembro, apresentei um artigo em um colóquio que reuniu pesquisadores de todo o mundo – entre diversos pesquisadores sêniores, havia apenas eu e outro doutorando, assim tem sido uma ótima oportunidade para ampliar minha rede de contatos e representar a PUCRS e o Brasil”, ressalta a doutoranda.

Victor Hugo Silva Rodrigues / Foto: Arquivo pessoal

Victor Hugo Silva Rodrigues do PPG em Engenharia e Tecnologia de Materiais está na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, pelo tema Tecnologia e Biodiversidade. Suas pesquisas envolvem o uso de solventes eutéticos profundos, uma nova classe de solventes biodegradáveis e verdes, assim ambientalmente sustentáveis, na obtenção de compostos bioativos a partir de matrizes vegetais. “A vivência diária com pessoas tão qualificadas e que estão sempre prontas para ajudar está sendo muito importante para aprender não só pela prática, mas também pelo exemplo. O objetivo principal é poder trazer toda essa experiência e conhecimento de volta para o Brasil, para qualificar ainda mais nossas pesquisas”, comentou o estudante.

A estudante do PPG em Economia do Desenvolvimento Júlia Sbroglio Rizzotto está realizando seu doutorado sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign, nos Estados Unidos. A doutoranda está desenvolvendo um dos artigos da sua tese de doutorado cujo tema central é violência contra a mulher no Brasil. De acordo com Júlia, a experiência tem sido importante para poder discutir o tema em alcance internacional, onde pode ministrar aulas e apresentar seminários sobre o assunto. “Conseguimos ampliar não apenas o nosso conhecimento, mas também nossos contatos com professores e pesquisadores estrangeiros. Além disso, conseguimos fazer com que a nossa pesquisa atinja outros públicos”, ressaltou a estudante.

Os alunos do PPG em Ciência da Computação Marcos Luiggi Lemos Sartori e Julia Silva Weber estão no exterior por um semestre para realizar seu doutorado sanduíche. Marcos está na Newcastle University, no Canadá, com orientação do pesquisador da Escola de Direito Ney Laert Vilar Calazans. Já a doutoranda Julia está durante o período na Dalhousie University, pelo tema Tecnologia e Biodiversidade. A estudante é orientada pelo pesquisador da Escola Politécnica Tiago Coelho Ferreto.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias