11/09/2023 - 11h14

Aluno alemão passa a integrar grupo de pesquisa da PUCRS

Estudante da Universidade de Osnabruck chega à universidade para programa de atividades práticas de pesquisa

Aluno junto aos professores e profissionais do Escritório de Cooperação Internacional

O Grupo de Pesquisa em Redes, Infraestrutura e Computação em Nuvem e também o Laboratório de Alto Desempenho da Escola Politécnica, recebeu, no último dia 22 de agosto, Simon Blickmann, estudante da Universidade de Osnabruck da Alemanha. Através do Escritório de Cooperação Internacional e seu programa de atividades práticas de pesquisa, o aluno realizará pesquisa sobre a comparação de dois algoritmos para acelerar a implantação de aplicativos em infraestruturas de computação de ponta com nós de poucos recursos. Esta forma de computação busca reduzir atrasos no processamento de dados, sendo uma tecnologia fundamental para carros autônomos, realidade virtual/aumentada, cidades inteligentes entre outras.

O estudante será orientado pelo professor Tiago Ferreto e desenvolverá suas atividades até novembro de 2023. “Espera-se que o aluno desenvolva pesquisas de alta qualidade, com o objetivo de gerar publicações em veículos de destaque. Além disso, sua participação servirá como vitrine das capacidades de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e PUCRS”, destaca Ferreto.

UAS7 é uma aliança estratégica de sete das principais Universidades Alemãs de Ciências Aplicadas, cooperando com as principais universidades dos Estados Unidos e do Brasil. A Universidade de Osnabruck faz parte deste grupo e é reconhecida pelos seus êxitos nas pesquisas de Inteligência Artificial, Linguística Computacional, Ciência Cognitiva entre outras áreas.

Ferreto relata que a interação diária com um estudante internacional enriquece a cultura de internacionalização da pós-graduação. “Essa convivência fomenta a troca de experiências entre diferentes culturas e incentiva a ampliação das redes de contatos de todos os membros do grupo”, completa.