27/07/2022 - 17h24

Aluna da Escola de Direito traduz texto do grupo Critical Resistance

Tradução feita por Luiza Cerveira Kampff é distribuída pela Editora Criação Humana em formato online e gratuito

A estudante da Escola de Direito da PUCRS Luiza Cerveira Kampff foi contemplada pela bolsa de extensão da BPA/PEC-DES, da PUCRS, para traduzir para português e divulgar o texto Nossas comunidades, nossas soluções: Um conjunto de ferramentas para organizadores para o desenvolvimento de campanhas visando abolir o policiamento, escrito em inglês pelo Critical Resistance. O coletivo dos Estados Unidos conta com diversos colaboradores da teoria crítica de grande renome e tem por objeto o sistema penal do país, em especial o superencarceramento. 

A oportunidade surgiu no âmbito do Grupo de Pesquisa Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica, coordenado pelos professores e pesquisadores da Escola de Direito Augusto Jobim do Amaral e Fernanda Martins, ambos organizadores e revisores da obra traduzida. Luiza explica que o texto traduzido e publicado pela Editora Criação Humana aborda os atos e campanhas já realizados nos Estados Unidos em favor da diminuição da violência policial e do encarceramento, apontando como pessoas normais podem organizar movimentos sociais com alto impacto nessa temática e aprofundando em quais propostas políticas a médio ou longo prazo reduzem, de fato, a violência estatal.  

De acordo com a estudante, o texto debate sobre participação popular na política, estruturação de movimentos sociais de pressão e pensamento a médio-longo prazo de projetos políticos. “É um texto muito interessante por aprofundar questões delicadas, como a violência contra minorias e a financeirização das prisões nos Estados Unidos, onde as prisões são privadas e há lobby para que se aumente o número de crimes e a quantidade das penas. Além disso, o texto também trata de diversas outras temáticas e foi publicado no final de 2020, após a série de protestos que se deram após o assassinato de George Floyd”, destacou a graduanda. 

Acesse o texto traduzido, distribuído em formato online e de forma gratuita.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias