30/05/2019 - 11h12

Acordo de dupla titulação une PPGE e Universidad Católica Del Norte, no Chile

Iniciativa visa aumentar a visibilidade e a internacionalização do curso

2019_05_29_universidad_catolica_do_norte_divulgacao

Foto: UCN/Divulgação

No mês de maio, o professor da Escola de Negócios Adelar Fochezatto esteve na Universidad Católica Del Norte (UCN), no Chile, para participar da banca de tese cotutela do doutorando Eduardo Rodrigues Sanguinet, primeiro aluno a receber o duplo diploma pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento e pela UCN. A tese intitulada Cooperação, Comércio Internacional, Agrícola e Desenvolvimento: Ensaios sobre a América Latina, teve a orientação do professor Augusto Mussi Alvin, da PUCRS, e do professor Miguel Atienza Úbeda, da UCN.

O convênio de cooperação internacional entre PUCRS e UCN foi assinado em março de 2019 e busca incentivar o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e implementar pesquisas e projetos conjuntos. A partir do acordo de dupla titulação, estudantes brasileiros e chilenos da área da Economia poderão solicitar a cotutela e, a partir da aprovação, finalizarão o curso com diplomas expedidos pelas duas instituições.

2019_05_29_universidad_catolica_do_norte_arquivo_pessoal

Adelar Fochezatto e Eduardo Sanguinet com professores da UCN. Foto: Arquivo pessoal

Nascimento de empresas no RS

Durante a visita à instituição chilena, Fochezatto também proferiu a palestra Determinants of the birth of companies in Rio Grande do Sul (Brazil) in the period 2007-2013: A model of spatial panel data. Na ocasião, o docente abordou os fatores associados ao nascimento de novas empresas no Rio Grande do Sul.

O objetivo principal do trabalho apresentado foi verificar se a especialização funcional em ocupações agrupadas por nível de competência, como “profissionais das ciências e das artes”, “diretores e gerentes”, “trabalhadores de menor nível de competência na indústria” se relaciona com a taxa de nascimento de empresas nos municípios do RS.