08/08/2019 - 11h36

Acordo de cooperação aproxima PUCRS e PUC-Equador

Professor visitante da instituição equatoriana está na PUCRS até o final de agosto

2019_08_08_julio_galagarrathais_goncalves

Fotos: Thais Gonçalves

Com o objetivo de fomentar a cooperação interinstitucional na área do ensino, pesquisa e extensão, a PUCRS firmou convênio com a Pontificia Universidad Católica del Ecuador (PUCE), localizada na cidade de Quito. A parceria acontece após o interesse das instituições em trabalhar em conjunto em pesquisas, especialmente na área da engenharia química.

Como parte dos movimentos de aproximação entre as duas instituições, o docente da PUCE Julio Cesar Vinueza Galarraga está na PUCRS como professor visitante para dar início aos trabalhos em parceria. O pesquisador está participando de atividades no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA), juntamente com a decana da Escola Politécnica Sandra Einloft e do professor Eduardo Cassel.

Durante sua passagem pela PUCRS, o professor da PUCE tem trabalhado em conjunto no desenvolvimento de filmes de biopolímeros e na incorporação de extratos vegetais aos filmes de biofilmes pela técnica na impregnação supercrítica. O objetivo da pesquisa é obter materiais para a embalagens funcionalizadas (atividades antimicrobianas) para alimentos, com a meta de substituir as embalagens plásticas. Além disso, tem conhecido as diferentes pesquisas desenvolvidas pelos professores da PUCRS, visando obter subsídios para incrementar a cooperação entre as duas universidades.

No início do agosto, Galarraga também foi recepcionado no Escritório de Cooperação Internacional para conhecer mais sobre a Universidade e sobre as possibilidades de parceria interinstitucional. Além dos alinhamentos de pesquisa, o professor da PUCE demonstrou interesse em expandir o trabalho para outras áreas.

Oportunidade para internacionalizar

2019_08_08_julio_galagarrathais_goncalves2

No Escritório de Cooperação Internacional, Galarraga foi recebido por Sandra Mino.

Para o professor Eduardo Cassel, a vinda do professor Galarraga oportuniza a divulgação das pesquisas desenvolvidas por docentes do PGETEMA de forma concreta, viabilizando no futuro o recebimento dos estudantes da PUCE na universidade, tanto de graduação como de pós-graduação. “Especificamente nos temas da visita, a cooperação no sentido de utilização de tecnologia dominadas pelos pesquisadores da PUCRS a produtos da biodiversidade do Equador tem grande possiblidade de contribuir para o desenvolvimento científico de ambas as instituições”, completa o docente.